“Ás Quintas é sobre saúde no desporto”

A sala de Imprensa do Estádio do Rio Ave FC voltou a encher, e quase foi pequena, para a segunda sessão das “Quintas Sobre Saúde no Desporto”.

A conferência contou com o Dr. Basil Ribeiro e o Prof. António Dias, médico e preparador físico do Rio Ave, que abordaram as questões do “Frio e a Prevenção da Hipotermia”, e a “Prevenção de Lesões”, respectivamente.

As 46 pessoas presentes, provenientes de alguns clubes de Vila do Conde e até de municípios limítrofes puderam assistir a duas apresentações distintas, sobre diferentes temas e com abordagens diferentes.

Sobre o “Frio e a Prevenção da Hiportermia”, o Dr. Basil Ribeiro começou por expor quais os factores e os mecanismos de perdas de calor, aplicando depois algumas dicas uteis e aplicáveis por qualquer praticante de desporto. Entre os vários conselhos, destaca-se a necessidade de proteger as extremidades do corpo, como a cabeça, os pés e as mãos e importância de manter o corpo seco para evitar perdas de calor.

Já o Professor António Dias abordou “A Prevenção de Lesões” de uma forma mais expositiva, apontando o tipo de trabalho feito pela equipa técnica do Rio Ave, apontando ainda algumas ferramentas úteis para a avaliação física dos jogadores. Uma das ideias destacadas é que sendo a prevenção de lesões importante para a performance desportiva, esta deve ser adequada ao jogo da equipa, sendo que o objetivo principal do treino será sempre preparar a equipa para o jogo.

A próxima sessão das “Quintas Sobre Saúde no Desporto” é no dia 16 de Janeiro. O Dr. André Dias, médico do Rio Ave Futebol Clube vai abordar a “Infeções Respiratórias do Atleta”, já o Fisioterapeuta Sérgio Frade vai falar sobre a “Bandas Musculares (Kinesiotape).