Decisão de apuramento adiada para a última jornada

O Rio Ave FC eSports entrava para a penúltima jornada da FPF Liga Portuguesa eSports sabendo que teria que vencer os dois jogos frente ao CD Tondela eSports, devido às duas vitórias da equipa dos Grow Up eSports.

Querendo manter viva a esperança de apuramento para a última jornada, era imperativo entrar forte na partida para desde logo adquirir a vantagem que traria o conforto e a segurança desejada.

O jogo não poderia ter começado melhor para a equipa da casa, pois logo aos 3 minutos do encontro Piratelli com um passe a rasgar a defesa do Tondela, isolava Toker que à saída do guardião Tondelense, tocava para Locmen que apenas encostava para o funda da baliza inaugurando a partida para a turma vilacondense.

Aos 24 minutos, depois de uma jogada bem trabalhada coletivamente, a equipa rioavista podia ter ampliado o marcador, mas o guardião Monteiro negava o golo a Toker.

Mantendo o seu jogo característico de posse e controlo, a equipa rioavista iria chegar ao intervalo com o resultado a seu favor. 

A segunda parte iria abrir com um lance caricato, pois estando a equipa do Rio Ave por cima do encontro, ao minuto 63, Locmen do meio campo atrasava a bola para o guardião Eduardo que, por desentendimento com o seu colega, iria deixar a bola passar, originando um auto golo e o empate no marcador.

Ao minuto 74 a equipa da casa poderia ter retomado a liderança no marcador, após uma combinação perfeita entre Davidão e Toker, mas surge uma excelente defesa de Monteiro mantendo o resultado empatado. 

O Rio Ave FC iria carimbar a vitória na partida ao minuto 81, com Toker a isolar o seu colega de ataque Davidão que rematava forte, rasteiro e colocado ao canto inferior esquerdo selando o marcador em 2-1 para a equipa vilacondense. 

Com meio objetivo cumprido, a equipa rioavista concentrava-se em vencer o segundo jogo para manter a distância de quatro pontos para o quarto classificado.

Sendo um jogo de grande pressão para ambas as equipas, para o Tondela pois não querendo perder pontos para conseguir evitar a descida de divisão e para o Rio Ave pois desejava a qualificação para a próxima fase, os nervos tomaram conta das equipas que cometeram erros fulcrais na partida.

 

Ao minuto 18 Sleepyy entregava de bandeja a bola ao atacante Tondelense Micael que desmarcava K1lord, que face à saída de Eduardo, inaugurava o marcador para a equipa do CD Tondela eSports. Ao minuto 28, foi a defensiva do Tondela que não aliviou atempadamente uma bola dentro da sua pequena área, proporcionando a Toker o empate na partida.

 

O Rio Ave iria consumar a reviravolta no marcador ao minuto 53, com Toker a fugir pela flanco direito do ataque rioavista e a cruzar para o remate em queda de Fabitos.

Continuado com a sua pressão ofensiva, o equipa de Vila do Conde iria dilatar a vantagem ao minuto 71 em que Locmen aproveita uma bola colocada em profundidade nas costas da defesa do Tondela, tocava para Fast que de primeira entregava o golo a Davidão que fazia o seu 19º golo em 28 jogos.

 

A equipa do Tondela iria fechar o marcador em 2-3 através de uma grande penalidade ao minuto 84 por intermédio de K1lord.

 

“No primeiro jogo entrámos fortes e decididos o que nos facilitou um pouco a tarefa e cedo nos vimos em vantagem. Controlámos a primeira parte, apenas falhando no capítulo da finalização, dando algum mérito também ao guardião adversário que fez uma excelente exibição. No começo da segunda parte, sofremos um golo algo caricato que nos foi alheio e impossível de controlar. Para dizer a verdade, nos primeiros momentos após sofrermos o tal golo, sentimos-nos algo abalados mas não permitimos que isso ditasse o rumo do jogo e voltámos à carga determinados em sair vitoriosos com os 3 pontos, algo que acabámos por alcançar por mérito coletivo. Creio que o primeiro jogo é uma vitória clara e justa da nossa parte, em que sufocámos o adversário e apenas faltou dilatar o resultado. No segundo jogo, entrámos novamente decididos a abrir o marcador cedo e logo na primeira jogada do jogo estivemos perto de o fazer. O adversário reagiu e conseguiu impor o seu futebol, o que levou a que através dum erro nosso, chegasse à vantagem. Não nos contentámos e sabíamos que precisávamos destes 3 pontos para nos mantermos na luta pelos playoffs e decidimos voltar à carga, sendo que pouco depois se sofrermos o golo, chegaríamos à igualdade. A segunda metade trouxe um Rio Ave psicologicamente rejuvenescido e fomos para cima do adversário, acabando por dilatar o resultado para 3-1. Perto do final, através duma grande penalidade, sofremos o 3-2 mas sabíamos que apenas tínhamos de controlar a posse de bola para garantir os 3 pontos e assim foi. Fico feliz pelo contributo individual mas ainda mais pela prestação do grupo, em especial do nosso guarda-redes Eduardo, que passou por um susto mas não se deixou ir abaixo. Estamos de parabéns pelos resultados recentes e adiamos para a última dupla jornada a decisão do quarto classificado e última vaga dos playoffs.” afirma o atacante do Rio Ave FC Locmen.

Com a conquista das duas vitórias, o Rio Ave FC eSports faz o total de 48 pontos e está a 4 pontos da equipa dos Grow Up eSports (52 pontos) que ocupa a quarto posição e o último lugar de acesso à fase seguinte da competição.

A última jornada do campeonato está agendada para o dia 7 de Junho às 22.15H contra a equipa dos Panthers eSports. Para que a equipa do Rio Ave FC se apure para os Playoffs necessita de vencer os seus dois jogos e esperar que a equipa dos Grow Up no mínimo empate as suas duas partidas.