Feminino: Miguel Afonso de olhos postos no futuro

Miguel Afonso foi o ‘timoneiro’ escolhido para liderar a nova equipa sénior de futebol feminino do Rio Ave FC.

Depois da apresentação do projecto e da nova equipa técnica, fomos conhecer um pouco melhor o novo treinador e as suas ideias para este desafio.

Ao rioavefc.pt, Miguel Afonso enquadrou-nos a sua experiência na modalidade

“A minha ligação ao futebol feminino é curta, mas bastante aprofundada pois como em qualquer projeto que abraço faço-o de uma forma muito intensa e faz com que domine todas as características rapidamente. Eu vim para o futebol feminino com um objetivo muito claro, chegar à elite e ao profissionalismo. Sinto que o conheço muito bem pois antes de arrancar aprofundei o estudo sobre o campeonato, as equipas e acima de tudo sobre a mulher e o impacto que o futebol pode ter no corpo. Aceitar trabalhar com o Rio Ave FC foi talvez das decisões mais simples que tive até hoje. Seria impossível dizer que não olhando para o projeto e o clube em questão.”

Numa altura de grande indefinição quanto ao futuro do próximo campeonato, Miguel Afonso mostra-se tranquilo com a preparação da época.

“Quisemos acima de tudo criar um projeto diferente dos já existentes. Era muito fácil comprar um projeto ou acolher um já existente mas preferimos criar um projeto de raiz que olha para dentro, que tem tudo para crescer mas de uma forma sustentada, estruturada e planeada. Digamos que a atleta do futebol feminino será valorizada, e terá todas as condições para crescer e sonhar ser profissional, pois será tratada como tal.”

No início de 2019/2020 o Rio Ave FC já tinha dado indícios daquela que seria a sua aposta. A criação de uma equipa de juniores é um projeto a longo prazo que já está a dar frutos. Para Miguel Afonso a ligação entre as duas equipas será fundamental.   

“O futebol feminino do Rio Ave FC terá apenas uma equipa técnica para qualquer equipa, este ano seniores e sub-19 e nos próximos anos a criação de outros escalões para abraçar o crescimento da atleta desde muito cedo. Qualquer treinador principal desses escalões será sempre um adjunto da minha equipa técnica, pois a ideia/modelo/princípio será igual e vertical em todo o futebol feminino, e isso irá criar um impacto enorme no crescimento e desenvolvimento da atleta, especialmente das atletas de Vila do Conde.”

Ansiamos, por isso, o início da próxima temporada para sentir o pulso à nova equipa sénior feminina do Rio Ave FC.