Diário do 3º Dia no Uefa Elite Youth Study Group

Último dia em Amesterdão, em jeito de conclusão desta viagem de estudo, posso essencialmente retirar um grande espírito de equipa e confirmar que as grandes aprendizagens neste tipo de viagens é de facto a partilha de conhecimento entre nós treinadores portugueses. Aprende-se sempre, até que tenho um lema em que consiste, “que estamos sempre a aprender”, mas o conhecimento de outros treinadores portugueses é um dos momentos mais importantes, já que para futuro será uma mais valia.

As comitivas da Noruega e da Turquia demonstraram-se bastante diferentes uma da outra, mas comum na seriedade demonstrada. Ambas comitivas algo frias numa primeira abordagem, mas depois pessoas simpáticas e com grande vontade de conhecer o que é o nosso futebol.

A organização sempre mostrou interesse em que as coisas corressem bem e que nada nos faltasse, a D. Clandice foi sempre uma pessoa excecional e sempre mostrou muita simpatia para com a nossa comitiva (portuguesa).

Nós portugueses, mais uma vez demonstramos uma grande alegria, um povo sempre com muito humor, sempre com um grande á vontade em todos os momentos desta visita de estudo. Houve momentos, em que as outras comitivas ficavam a olhar para nós, tamanha era a boa disposição.

Gostaria de salientar aqui os dois selecionadores Nacionais (Prof. Edgar Borges e Hélio Sousa) pela sua humildade e pela sua simplicidade e também pela partilha da sua sabedoria e experiência.

A todos os outros colegas de viagem, agradeço desde já o seu companheirismo e também a partilha da experiência de cada um, obrigado amigos (Lima – Sporting, Jorge – Setúbal, João – Nacional, Luis – Braga, Paulo – Porto, Sousa – Belenenses, Diogo – Benfica, Hugo – Estoril).

 

                          

 

Quanto á evolução deste último dia, comecei por acordar ás 7:30h, pequeno almoço 8 horas, saída para um “tour” pela cidade ás 9h, cidade bonita e bastante aconchegante, por outro lado é uma cidade muito cinzenta, ou seja, poucas vezes o sol aparece.  Uma das coisas que mais me deixou admirado foi o número de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, milhares de bicicletas e não é exagero percorrem as ruas e ou estão estacionadas pela cidade, é brutal ver esta dinâmica e esta energia na cidade.

A Federação Holandesa providenciou um guia para cada grupo e fiquei a saber coisas bastante curiosas sobre a cidade e sobre o próprio país. O programa foi o seguinte:

9h – partida para o “tour” pela cidade;

9:30h – chegada a Amesterdão;

12h – fim da visita á cidade;

12:30h – Almoço no “Musuem Cafe Mokum”;

13:30h – Partida para o centro de treinos da formação do futebol amador AFC Amesterdam

14h – Apresentação de Rene Stefels – coordenador desta equipa, uma equipa amadora como referido anteriormente, mas condições ímpares comparativamente a grande parte dos nossos clubes, impressionante as condições estruturais (4 campos naturais e 2 sintéticos), o que mais admirei foi o ambiente que este clube proporciona aos pais dos seus atletas no bar do clube, onde se salienta o ambiente familiar.

Um dos momentos mais curiosos e também gratificante para o nosso clube foi quando nesta apresentação, o coordenador apresentou um ex jogador Holandês, que tinha jogado em Portugal e no Rio Ave! Olhei imediatamente para ele, pois como é óbvio o nome do nosso clube tlintou-me aos ouvidos e não o reconheci (está bastante mais gordo e com uma referência visual nele enquanto jogador que já não tem, que era o seu cabelo comprido), mas logo que ele disse o nome eu o reconheci de imediato e recordei perfeitamente a sua passagem pelo clube. Estou a falar de Ronny Van Es o ponta de lança que esteve connosco durante duas épocas (subindo de divisão), lembram-se? A maior parte penso que sim, aproveito para passar a mensagem que o Ronny pediu que passasse a toda a família do Rio Ave, que foi o clube estrangeiro que mais o marcou, adorou Vila do Conde e que está sempre atento ao que acontece ao nosso clube, um grande abraço para todos os Rioavistas.

15h – Sessão prática com a participação visual dos treinos dos sub 9, 11, 12, 13;

17h – pequeno lanche com convívio de todas as comitivas, essencialmente com o objetivo de partilha de ideias;

17h – partida para o Hotel;

18:15h – partida para assistir o jogo dos sub 19, Liga dos Campeões Ajax – Barcelona;

19h – Início do jogo;

21h – partida para o Hotel, jantamos de seguida á chegada, no fim deste foi a distribuição de diplomas e entrega de algumas lembranças por parte das comitivas foi o que mais se salientou.

Chegou ao fim mais um Group Study, mais um que evidenciou que o Rio Ave está de uma vez por todas no grupo de Elite do futebol Nacional e Internacional e orgulho desse facto não pode de deixar de ser grande. Gostava de partilhar este momento por todos os técnicos da formação do Rio Ave, já que sem a competência e dedicação que todos eles demonstram dia a dia nada disto seria possível, o meu muito obrigado e quero que saibam que sinto um grande orgulho do grupo de técnicos que o Rio Ave tem. Aproveito também para agradecer a todos os funcionários que permitem que está máquina funcione como pretendemos, obrigado por tudo.

Por fim, gostava de agradecer a toda a direção do Rio Ave, especialmente na pessoa do Presidente António Campos, pela confiança que deposita em mim e que este resultado prático, seja a demonstração que essa mesma confiança tem os seus frutos, obrigado por tudo.

                                                      Fim de Viagem

                                                                  François