Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Iniciados entram a vencer na segunda fase do Nacional

 

A equipa de Iniciados do Rio Ave Futebol Clube iniciou a fase de Manutenção do Campeonato Nacional com uma vitória em casa do Moreirense por duas bolas a zero.

Nesta segunda etapa da prova, o nosso emblema disputa a permanência no Nacional na Série B em conjunto com o Boavista FC, FC P. Ferreira, Trofense, Varzim, Moreirense, Abambres e Penafiel. 

O conjunto rioavista segue agora em terceiro lugar com vinte e cinco pontos, estando agendado para domingo o próximo desafio frente ao Boavista FC (11horas – Centro de Formação do Rio Ave FC).

Estivemos à conversa com Luis Silva, treinador dos Iniciados, e ficamos a conhecer as perspetivas para a fase de competição que agora a equipa atravessa.

RAFC: Que objectivos estão traçados para a nova fase do Campeonato Nacional?
Luís Silva: É para continuar o trabalho desenvolvido até aqui. Durante a primeira fase do Campeonato houve um período em que estivemos perto de outros objetivos e depois, quando a equipa sentiu que já não conseguia lá chegar, viveram-se alguns momentos de instabilidade.

RAFC: Como está a equipa a encarar esta nova fase?
Luís Silva: Conseguimos superar a fase anterior e agora há que dar continuidade a esse processo de crescimento jogo a jogo. É um processo gradual, etapa a etapa, de acordo com o próprio crescimento dos meninos procurando sempre consolidar os conhecimentos adquiridos.

RAFC: E qual a perspectiva da equipa técnica?
Luís Silva: Encaro esta fase com a mesma confiança que tinha antes do campeonato começar. Sabemos das dificuldades que nos esperam e temos consciência que apenas as conseguiremos superar se continuarmos a trabalhar como até aqui. Acredito que, no final, poderemos dizer que este foi mais um ano no qual conseguimos cumprir os objetivos traçados.

RAFC: Entrar a vencer foi importante…
Luís Silva: Sim, sem dúvida. Sabíamos que o Moreirense ia apresentar uma equipa aguerrida, com grande capacidade de luta e espírito de sacrifício, que faz destes atributos as suas grandes armas e que no seu reduto cria grandes dificuldades aos adversários. Felizmente conseguimos impor a nossa identidade e conquistar a primeira vitória. É importante entrar a vencer nesta fase da competição.

RAFC: O Rio Ave FC esta inserido na série B. É um grupo complicado?
Luís Silva: É uma série muito competitiva. As equipas são muito iguais e a definição classificativa vai ficar presa por pormenores. À primeira vista pode pensar-se que os resultados serão estranhos mas a verdade é que as equipas, por força desse equilíbrio, podem ganhar e perder jogos por pequenas coisas. As equipas que conseguirem ser mais consistentes, do ponto de vista psicológico e de concentração, estarão mais perto do sucesso. Aliás este aspeto é que diferencia a nossa série das outras e isso fica bem espelhado no fato de termos defrontado o Gondomar num amigável [que se apurou para a fase de apuramento do campeão na Série C] e de termos vencido o jogo treino por 6-1. Não deixam de ser uma boa equipa mas isso espelha bem o desequilíbrio existente entre as diferentes séries.

RAFC: A preocupação principal prende-se com a preparação psicológica dos jogadores?
Luís Silva: Fazemos um pouco de trabalho tipo “escola”. À medida que a época avança vamos retificando as áreas sobre as quais o nosso trabalho incide. É um processo de assimilação progressivo e ajustado ao crescimento dos miúdos. A nível psicológico eles têm de sentir confiança nas suas capacidades e tirar partido disso. Há um ano atrás estávamos bem pior, hoje estamos numa situação bem mais confortável e não fora o figurino do campeonato ter mudado e hoje estaríamos quatro pontos acima da linha de despromoção.

RAFC: Mensagem para os adeptos do Rio Ave FC…
Luís Silva: A minha mensagem para os adeptos é que não se esqueçam que estamos em presença de miúdos com 14 anos facilmente influenciáveis por tudo aquilo que se passa em seu redor. Precisam de apoio e da justa recompensa pelo esforço do dia-a-dia, à chuva e ao sol, depois das aulas e ás vezes com bastante sacrifício. No fundo a minha mensagem é um apelo para que não nos faltem com o apoio que estes miúdos merecem e de coragem para que, em conjunto sejamos capazes de superar as adversidades.

Embarque Rumo À Vitoria!