RIO AVE FC vs FC Porto: Antevisão

 

Após uma importante vitória em casa do V. Guimarães, o Rio Ave Futebol Clube recebe o Futebol Clube do Porto (sábado, 16horas) para mais uma jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores.

O treinador Pedro Cunha afirma que o emblema de Vila do Conde vai jogar para ganhar, apesar de reconhecer o valor do conjunto portista.

Em antevisão a uma partida que se realiza perante a massa associativa rioavista, o técnico destacou ainda o mérito vilacondense na conquista dos três pontos na cidade berço.

Confira de seguida as declarações de Pedro Cunha:

Vitória frente ao V. Guimarães
A vitória em Guimarães elevou os níveis de confiança. Cumprimos uma primeira volta na qual tivemos sempre perto mas terminávamos os jogos com a percepção de que tudo fazíamos vencer e não conseguíamos. Parecia que a sorte nos tinha abandonado. Falamos de uma vitória justíssima da equipa melhor em campo. O nosso grupo apresentou-se muito equilibrado e forte nas transições.

Evolução positiva da equipa rioavista
A equipa aproximou-se mais dos índices físicos que tinha revelado na fase regular. A meu ver, o principal fator que ditou a vitória em Guimarães foi a capacidade de marcarmos nos momentos certos para resolver o jogo. Esta é uma vitória que o grupo já merecia há muito.

Perspetivas para a segunda volta
Nesta fase não há adversários fáceis. Tenho vindo a dizer, e os resultados confirmam, que qualquer equipa pode vencer independentemente de quem defronta. Obviamente o FC Porto tem uma equipa forte que se destaca na luta pelo título juntamente com o SL Benfica e o Sporting CP, mas todos os adversários são complicados. Jogamos em casa, com o apoio da massa associativa, e por isso vamos lutar para vencer o jogo.

Análise ao FC Porto
O FC Porto utiliza muito o jogo posicional com critério na posse de bola. Vamos encontrar um plantel que não usa a transição em velocidade mas sim em segurança, procurando com isso provocar o erro no adversário para depois colocar a bola no local certo. Julgo que a nossa principal arma está nas transições rápidas, podemos surpreender durante o jogo.

Sequência de dois jogos em casa: FC Porto e SC Braga
Claro que jogar em casa é sempre importante e daí que a sequência de dois jogos caseiros é relevante. Temos de ver que na primeira volta tivemos dois jogos fora e na viragem acabamos por jogar novamente em casa do adversário. É sempre bom estar perto do nosso público e receber o carinho e apoio da massa associativa. Contudo entendo que nesta fase, as equipas batem-se igual fora ou em casa.

Embarque Rumo À Vitória!