38 anos depois, Rio Ave FC iguala recorde de jogos sem perder

Carlos Carvalhal pediu e a equipa cumpriu: um jogo disputado olhos nos olhos com o adversário.

Já se adivinhava que esta seria uma prova de fogo, mas o Rio Ave FC não perdeu a sua identidade e mostrou-se disposto a lutar pelo resultado até ao apito final. Divisão de pontos no Estádio do Dragão, que leva a equipa vilacondense a igualar um recorde que estava estabelecido há quase 4 décadas! A equipa de Carlos Carvalhal repete, assim, o feito de 81/82, quando o Rio Ave FC, então treinado por Félix Mourinho, chegou às nove jornadas consecutivas sem perder.

A formação de Sérgio Conceição entra no jogo com força e acaba mesmo por marcar primeiro. Um golo resultante de uma bola parada, apontado por Mbemba, aos 18′.

O Rio Ave FC procura reagir à diferença do marcador. A verdade é que apesar de não ter o mesmo número de remates que o FC Porto, a eficácia foi determinante, e a equipa vilacondense consegue igualar o resultado. Aos 33′, o avançado iraniano assina o golo do empate, numa jogada digna de elogios, contando com a tabela de Diogo Figueiras, que dá hipótese de Mehdi Taremi ganhar o duelo com Marchesín.

Dois minutos depois, Nuno Santos assusta a equipa portista com um remate potente, mas que passa ao lado das redes do guardião azul e branco.

Apesar do resultado final ter ficado afixado na primeira metade da partida, os segundos 45′ foram intensos e com muita vontade, de parte a parte, de desbloquear o empate. O FC Porto tentou a todo o custo aumentar a vantagem, mas a defesa do Rio Ave FC não deu espaço para grandes finalizações.

A 20′ para terminar o tempo regulamentar, Nuno Santos volta a estar em evidência. Um sprint do rioavista deixa Corona para trás, consegue cruzar e Mehdi ainda tenta o segundo golo de pontapé de bicicleta, mas a bola sai por cima.

Oito minutos depois, num lance de pôr os nervos em franja, Sérgio Oliveira aponta com toda a força para a baliza do Rio Ave FC, Kieszek defende, mas não consegue agarrar a bola, que acaba por sobrar para a recarga de Soares, que novamente sobra para a defesa do guardião de Vila do Conde. Mas não fica por aqui, conseguindo ainda Marega rematar. Kieszek e Aderlan ainda tentam chegar a tempo, mas em vão. Cinco minutos depois, o VAR traz a decisão que deixa a equipa vilacondense suspirar de alivio: fora-de-jogo assinalado à equipa de Sérgio Conceição.

Aos 93′ , Dala atira para fazer o segundo, mas defende Marchesín. Segundos antes do apito final, o Rio Ave FC volta à carga, desta vez pelos pés de Carlos Mané. Depois de passe de Gelson Dala, Mané entra na área, mas o defesa da formação portista consegue chegar a tempo de cortar a bola.

Um jogo disputado até ao último segundo, com a chance de qualquer uma das equipas poder marcar. A formação de Vila do Conde termina o jogo de cabeça erguida, depois de ter demonstrado que independentemente do adversário, não abdica da sua identidade.

Os nossos adeptos não nos deixam fazer esta caminhada sozinhos, marcando sempre a sua presença, seja em que casa for.

Na jornada 25 da Liga NOS, o Rio Ave FC recebe o Paços de Ferreira FC, mas sem poder contar com Aderllan Santos e Toni Borevkovic, que viram o 5º cartão amarelo.

Jogo no Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Artur Soares Dias
Acção disciplinar: cartão amarelo a Diogo Figueiras (29′), Alex Telles (34′), Toni Borevkovic (59′), Aderllan Santos (86′) e Pedro Amaral (90′)

Marcadores: Mbemba (18′) e Mehdi Taremi (33′)

FC Porto 1
Marchesín, Iván Marcano, Nakajima, Moussa Marega, Alex Telles, Tecatito Corona, Chancel Mbemba, Danilo Pererira, Otávio, Sérgio Oliveira e Soares.
Substituições: Nakajima por Romário Baró (62′), Soares por Vincent Aboubakar (80), Danilo Pereira por Fábio Silva (88′)
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Pepe,  Matheus Uribe e Wilson Manafá
Treinador: Sérgio Conceição

Rio Ave FC 1
Kieszek, Nelson Monte, Toni Borevkovic, Diogo Figueiras, Tarantini, Nuno Santos, Lucas Piazon, Aderllan Santos, Al Musrati, Pedro Amaral e Mehdi Taremi
Substituições: Lucas Piazon por Carlos Mané (88′), Mehdi Taremi por Gelson Dala  (88′), Diogo Figueiras por Junio Rocha (90+2′)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Bruno Moreira, Rúben Gonçalves e Messias
Treinador: Carlos Carvalhal