Alfredo Lapa: “Somos ambiciosos”

A equipa de Juvenis Sub-17 do Rio Ave começa no próximo domingo a segunda fase do Campeonato Nacional do escalão, no Olival, frente ao FC Porto. É um passo importante na carreira da equipa e dos seus atletas, mas também na história do Clube.

Voltando ao início da época, a equipa tinha acabado de subir ao Campeonato Nacional, e por isso mesmo o objetivo era garantir a manutenção, mas “superamos as expetativas, a equipa demonstrou competência e qualidade, os resultados surgiram e a partir da vitória na casa do Feirense percebemos que tínhamos de definir outro compromisso” afirma o treinador, Alfredo Lapa.

A equipa podia ter garantido o acesso à segunda fase mais ceco, mas alguns resultados menos positivos arrastaram a decisão para a última jornada, mas o apuramento “teve um sabor especial por ser conquistado no terreno do nosso rival”.

A primeira fase deu a Alfredo Lapa uma certeza: “aprendemos a ser equipa”, o técnico sente que os jogadores estão confiantes, perceberam que vale a pena treinar, trabalhar e sofrer e estão receptivos às mensagens da equipa técnica.

Agora, depois de superado o objetivo inicial, a equipa não quer viver à sombra deste apuramento e o treinador garante que “somos ambiciosos, queremos discutir esta fase e temos o sonho de chegar ao apuramento de campeão”. Contudo as dificuldades são conhecidas e por isso a estratégia do plantel passa por preparar cada jogo sem pensar no futuro, “conhecemos o valor dos adversários, mas trabalhamos diariamente para os derrotar”.

A passagem da equipa à segunda fase do Nacional acrescenta responsabilidade à equipa, assim como uma maior visibilidade. A Seleção Nacional é um sonho para muitos jogadores e o treinador reconhece que “além do Vitó, que tem sido chamado para os estágios da Seleção, existem outros jogadores com qualidade para lá chegar”, mas lembra que “ é a equipa e a boa prestação da mesma que lhes permite atingir outros patamares”.

Mesmo atingindo novos patamares na competição Alfredo Lapa não esquece o objetivo principal de formar atletas, mas afirma que “é possível formar a ganhar. As derrotas fazem parte do crescimento enquanto jogadores e enquanto homens, mas acima de tudo acredito que podemos formar jogadores ambiciosos com vitórias”.

A equipa abre esta segunda fase do Nacional já este domingo frente ao FC Porto, às 11H, no Olival.  É um adversário conhecido, com quem o Rio Ave já se bateu duas vezes esta época. Em Vila do Conde a equipa venceu os azuis por 2-1, no Olival o Rio Ave perdeu por 3-2 com um golo no último minuto de jogo.