“Amanhã acordamos em 5º lugar”

Domínio absoluto do Rio Ave FC durante os 90 minutos, é a melhor forma de resumir o jogo desta 16ª jornada, que juntou a equipa vilacondense e o CD Santa Clara, no Estádio de São Miguel.

Uma equipa segura, que desde o apito inicial pressionou a formação açoriana, e não deixou margem para dúvidas: o objectivo era ganhar o jogo!

A primeira grande oportunidade surge após assistência do capitão Tarantini, para Mehdi Taremi, que a custo chega à bola para tentar um chapéu, que por pouco não entrou.

Ainda que após 20 minutos, João Henriques tenha aproveitado um momento de pausa no jogo para orientar melhor a sua equipa, a verdade é que o Rio Ave continuou superior. Posse de bola com maioria absoluta para o conjunto orientado por Carlos Carvalhal, e que da linha do ataque, à linha da defesa, até à segurança de Kieszek – que sem grande perigo, mas desde cedo teve de assegurar a proteção das suas redes – conseguiu marcar posição firme na partida.

Apesar das oportunidades, o Rio Ave FC chega ao intervalo sem conseguir estrear o marcador.

Início da segunda parte, e ambas as equipas querem alterar o 0-0. É Lucas Piazon quem o consegue! Aos 51 minutos, aponta junto ao poste esquerdo do guardião açoreano, que é apanhado completamente de surpresa e vê a bola a entrar na baliza, sem tempo para qualquer reacção.

O CD Santa Clara procurou reagir ao resultado, sente-se o nervosismo e a urgência da equipa da casa em chegar ao empate e a determinação do Rio Ave FC em segurar a vantagem.

Já em tempo de descontos, aos 90+4, livre de grande perigo para a formação dos Açores. As respirações estão em pausa. A bola bate na barreira e há grande agitação na grande área. Os jogadores do CD Santa Clara reclamam por um pénalti, por mão de Pedro Amaral, mas não há espaço para dúvidas: a bola vai à cara do jovem defesa.

Chega a tão merecida vitória do Rio Ave FC! “Amanhã acordamos em quinto lugar”, como disse Carlos Carvalhal!

E não poderiam ficar esquecidos, aqueles, que mesmo numa ilha plantada no Oceano Atlântico, fizeram questão de marcar a sua presença!

O Rio Ave FC volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia de 14 Janeiro, (às 21h15) em Lisboa, frente ao SL Benfica, num jogo a contar para a Taça de Portugal.

 

Jogo no Estádio de São Miguel
Árbitro: João Pinheiro
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Lucas Piazon (51)
Acção disciplinar: Cartão amarelo – Nélson Monte (68), Tarantini (72), Mamadu Candé (88) e Filipe Augusto (90+3)

CD Santa Clara 0
Marco, Fábio Cardoso, João Afonso, Osama Rashid, Ukra, César Martins, Carlos Jr, Thiago Santana, Lincoln, Mamadu Candé e Francisco Ramos.
Substituições: Lincoln por  Costinha (60), Ukra por Guilherme Schettine (74) e Osama Rashid por Bruno Lamas (86)
Suplentes não utilizados: André Ferreira, Zaidu Sanussi, Anderson Carvalho e Zé Manuel
Treinador: João Henriques

Rio Ave FC 1
Kieszek, Nélson Monte, Filipe Augusto, Borevkovic, Tarantini, Diego Lopes, Nuno Santos, Lucas Piazon, Aderllan Santos, Pedro Amaral e Mehdi Taremi
Substituições: Nuno Santos por Gabrielzinho (77), Mehdi Taremi por Bruno Moreira (83) e Diego Lopes por Matheus Reis (90+1)
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Diogo Figueiras, Joca e Messias
Treinador: Carlos Carvalhal