Crónica duma vitória bem entregue

O Rio Ave FC venceu esta segunda-feira o Gil Vicente, na 13ª jornada da Liga NOS, e deu um salto para o 6º lugar da classificação, com 18 pontos.

Com efeito, a formação vilacondense defrontou a equipa gilista, no seu reduto, sabendo da importância da vitória para as contas da tabela e foi de princípio ao fim em busca dos três pontos que, justamente, acabaria por conquistar.

O início forte fazia antever algo de positivo, pese embora o remate de Diego, logo aos 4 minutos, tenha passado do lado errado do poste. Mehdi, aos 7′, tentaria também inaugurar o marcador mas um defesa, já no chão, evitou-lhe o remate.

Aos 25 minutos, o homem da noite, Tarantini, tinha tudo para brilhar com um remate de cabeça mas o guardião contrário tirou-lhe o golo certo. O médio do Rio Ave FC atingiu esta noite a fantástica marca dos 300 jogos no principal escalão do futebol português, algo que, ainda por cima, atingiu representando apenas um clube, o seu Rio Ave FC! Momento devidamente assinalado antes da partida com o presidente António da Silva Campos e o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, a homenagearem com uma camisola e um quadro o feito de uma das maiores referências do nosso campeonato.

Voltando ao jogo nas quatro linhas, o Gil Vicente mostrou muito pouco nos primeiros 45 minutos para sequer merecer o empate e, diga-se, apenas por uma vez deu trabalho a Kieszek quando, aos 38 minutos, Sandro Lime rematou de longe e o guardião rioavista esticou-se no relvado para evitar males maiores.

Ao intervalo, a igualdade era lisonjeira para os forasteiros e Carvalhal sabia da importância de reentrar bem na contenda e chegar ao primeiro golo.

Estava destinado que acontecesse aos 62 minutos quando Diego, o pequeno brasileiro endiabrado, que regressou de lesão com a garra toda, deixou um médio contrário sem outro remédio que não travá-lo em falta já no interior da área. Pormenor delicioso do camisola 10 vilacondense que dava em grande penalidade. Mehdi, na conversão, fez jus ao domínio do Rio Ave FC e apontou o 1-0.

O jogo estava controlado e o Rio Ave FC tinha na mão a chave da vitória mas não contava com desfecho tão instável. Aos 87 minutos, num lance em que a ‘falta’ de Carlos Mané é, no mínimo, discutível (o avançado recupera a bola e isola-se), Mehdi foi expulso pelo árbitro com vermelho directo. O avançado iraniano, que se limitava a questionar o árbitro com a palavra “why”, em português ‘porquê’, falha assim o duelo com o Portimonense, na sexta-feira, para a 14ª jornada da Liga NOS.

Em superioridade numérica, o Gil conseguiu então o que não conseguira em todo o jogo, mas Kieszek estava lá para, com uma enorme defesa, negar o golo a Lourency. Que parada!

Três pontos garantidos e o Rio Ave FC assume assim novamente lugar de destaque na tabela, ao galgar cinco posições e ocupar agora o 6º posto.

Sexta há nova ronda do campeonato com a deslocação a Portimão.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Manuel Oliveira
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Mehdi (62′ de g.p.)

Rio Ave FC 1
Kieszek, Diogo Figueiras, Borevkovic, Santos, Matheus Reis, Tarantini, Filipe Augusto, Diego Lopes, Carlos Mané, Mehdi Taremi e Bruno Moreira
Substituições: Bruno Moreira por Nuno Santos (73) e Diego Lopes por Ronan (90+1).
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Nelson Monte, Vitó, Pedro Amaral e Joca.
Treinador: Carlos Carvalhal

Gil Vicente FC 0
Denis, Soares, Claude Gonçalves, Arthur Henrique, Fernando, Kraev, Ruben Fernandes, Baraye, Ygor Nogueira, Henrique Gomes e Sandro Lima
Substituições: Baraye por Romário Baldé (45), Arthur Henrique por Lourency (58) e Kraev por Naidji (65)
Suplentes não utilizados: Bruno, João Afonso, Leonardo e Edwin Vente
Treinador: Vítor Oliveira