Boateng… um nome que se tem tornado conhecido e falado por todos. Não só pelos adeptos e sócios do Rio Ave Futebol Clube, mas também pela imprensa e por quem gosta de futebol.
Boateng tem nome de “craque” da bola, mas, sendo ganês, não é sequer familiar dos irmãos Boateng (internacionais pela Alemanha e Gana).
Emmanuel Okyere Boateng, tem apenas 18 anos (completados em Maio último), vive a sua primeira experiência no futebol europeu, no futebol sénior… no mundo com que sempre sonhou.
Até à época anterior Boateng sabia o que era vencer e crescer nas selecções de formação do Gana. Agora sabe que o sonho se concretiza como compensação do trabalho em que sempre investiu tudo para viver a realidade de hoje.
Fez a sua estreia na pré-eliminatória com o Gotemburgo e, este último domingo, pisou o relvado com o sorriso de quem começava, a titular, um jogo do campeonato português… e logo premiado com uma vitória, para qual contribuiu com uma exibição muito positiva.
Foi um grande jogo. Foi o meu primeiro jogo co campeonato que fiz pela equipa. Eu estava muito confiante e o treinador ainda me deu mais confiança para jogar e para melhorar.
Ø Estava nervoso?
Não… já tinha jogado na pré-eliminatória da Liga Europa. Aí estava nervoso, mas agora estou bem e a jogar bem.
Ø Como foi o início no futebol?
Vim da formação das selecções do Gana. Joguei pelos sub-17 do Gana na última Taça das Nações Africanas e depois disso o meu agente trouxe-me para Portugal para experimentar e ver se podia ficar. Comecei na equipa de Juniores do Rio Ave. Depois fui chamado a trabalhar com a equipa principal na pré-época e o treinador pediu para eu ficar no plantel principal.”
Ø O que quer alcançar no Rio Ave?
O Rio Ave é uma grande equipa. É uma oportunidade fantástica poder começar no Rio Ave. Espero chegar cada vez mais longe.
Ø Sente que o treinador tem confiança nas suas qualidades?
Sim. O treinador confia em mim e está sempre a dizer-me para trabalhar cada vez mais para alcançar um nível mais elevado.
Ø Tem um ídolo no futebol? Alguém que siga como exemplo?
Sim… quero seguir o exemplo do Cristiano Ronaldo.
Ø Sente dificuldades por causa da língua?
Alguns dos nossos jogadores falam inglês, por isso é fácil falar com eles.
Ø Acha que vão vencer na próxima Quinta-feira?
Sim tenho a certeza que vamos vencer e seguir em frente.
Ouvir a entrevista: http://youtu.be/MizMPfl_n5U