O “pequeno” príncipe

Gouano (pronuncia-se Guanô) não é pequeno como a personagem criada Sanit Exupery, tem 1,86mt, 20 anos, mas partilha, pelo menos duas semelhanças: o nome Príncipe e este desejo de aventura e de conhecer novas realidades… “novos mundos”.

Prince-Désir Gouano, gosta de ser tratado por Prince, nasceu em Paris, tem raízes na Costa do Marfim.

Foi numa pequena academia, a CFF Paris, que deu os primeiros passos de um sonho de ser futebolista.

Antes dos 15 anos, em 2007, inicia uma ligação ao Le Havre que dura até 2011. Na altura já não podia continuar em França porque a Juventus descobrira-lhe o talento e leva-o para Itália.

O processo de formação leva-o ao Virtus Lanciano, Vicenza e ao Atalanta, antes de ter a experiência em outro campeonato.

Em 2013/14 representou, por empréstimo do Atalanta, o RKC WaalWijk, no campeonato holandês, tendo sido uma das peças mais titulares (24 jogos) e mais importantes da equipa.

Durante este percurso a evolução foi acompanhada por chamadas à selecção francesa para os escalões de sub18, 19 e sub20.

Prince chega ao “novo mundo” português para representar o Rio Ave.

 

RAFC – Prince-Désir Gouano? Não é um nome muito comum!?

Prince – Fui o primeiro filho dos meus pais e muito desejado, por isso para eles era um príncipe desejado, daí ficar “Príncipe- Desejo” (Prince Désir).

RAFC – Quem é o Prince como jogador?

Prince – Atlético, com experiência adquirida em Itália, na formação, no posicionamento táctico. Acho que sou evoluído tecnicamente. Diria que sou um jogador completo…mas sou suspeito. Não tenho de ser eu a julgar-me até porque eu tenho sempre de aprender muito. Mas acho que tenho bases boas para o fazer.

RAFC – Que espera desta possibilidade de jogar em Portugal?

Prince – Para já permite-me descobrir uma nova cultura, um novo estilo de jogo. Permite-me aprender mais. O Rio Ave tem uma história de crescimento, um palmarés que tem vido a crescer também.

RAFC – Sabe que o Rio Ave FC, na época passada realizou uma campanha muito positiva!

Prince – Sim estiveram nas finais da Taça de Portugal e na Taça da Liga. Está num processo de crescimento. É um projecto muito aliciante, porque se alcançou o que alcançou na época passada é porque é um clube ambicioso, com objectivos a alcançar e isso para mim, que sou competitivo é muito bom. Motiva-me muito.

RAFC – Não há uma tradição muito grande de jogadores franceses em Portugal. Espera encontrarar um estilo de jogo muito diferente do francês?

Prince – Não… joguei em França, Itália e Holanda e para mim o futebol só tem uma língua, uma forma igual em todo o lado. É uma bola e objectivos. Em todo caso é uma visão muito particular.

RAFC – Foi positiva a experiência na Holanda?

Prince –  A título pessoal foi uma experiência muito enriquecedora.

RAFC – Que objectivos são traçados para esta época no Rio Ave FC?

Prince – Jogar o mais possível. Alcançar a fase de grupos da Liga Europa e tentar ir o mais longe possível. Ganhar jogos no campeonato, desenvolver-me e crescer com a equipa e ajudá-la a crescer mais também.

RAFC – Que mensagem o Gouano deixa aos sócios e adeptos do Rio Ave?

Prince – Cumprimentar todos, espero vê-los a todos no estádio a apoiar a equipa e o desejo de juntos fazermos uma temporada muito boa.

 

 Prince-Desiré Gouano

Nome: Prince-Désir Gouano

Data de nascimento: 24-12-1993

Local: Paris

Posição: Defesa Central