Recuperação fantástica merecia a vitória!

A noite antevia um grande jogo e as duas equipas não falharam no prognóstico.

Rio Ave FC e FC Famalicão deram espectáculo e justificaram a boa época que protagonizam na Liga NOS. Repartiram qualidade, domínio sobre o jogo e, por consequência, o resultado. Empate a duas bolas que, por força das incidências, até poderia ter caído para os rioavistas, no segundo tempo, fruto de uma estonteante recuperação. Mas já lá vamos.

Primeiro, notar que a primeira parte foi de maior controlo famalicense. Alguns passes falhados em zona proibida, levaram o Rio Ave FC a sofrer desnecessariamente o travo amargo do festejo contrário. Pior que tudo, em dose dupla.

Toni Martinez, 7 centímetros em jogo, fez o primeiro golo dos visitantes, aproveitando lance em que se isola no frente a frente com Kieszek.

Pedro Gonçalves, aos 37, dobrou a vantagem ao aproveitar mais uma perda de bola rioavista.

O intervalo teria de ser bom conselheiro mas, sobretudo, galvanizador para que a equipa retomasse o jogo com outro ânimo. Carvalhal sabia-lo e fez entrar Carlos Mané e Gelson Dala, alterando, também, o esquema táctico para um 3-5-2. Tiro certeiro!

Mas que diferença. Rio Ave FC dominador, avassalador a espaços, que reduziria a vantagem aos 63 minutos por intermédio de Gelson Dala. Sim, o avançado angolano já marca, e que boa desmarcação a passe de Matheus Reis!

Público em brasa nas bancadas do Estádio do Rio Ave FC e a equipa projectada em busca do empate que, diga-se, não tardaria a chegar.

Dez minutos depois, Carlos Mané deixou o lateral do Famalicão nas covas para assistir Tarantini. O capitão, à entrada da área, apareceu de rompante e com finalização fantástica repôs a igualdade. Golo importante e com direito a festejo especial: o nosso 8 vai ser pai novamente. Parabéns Tarantini!!

E no cair do pano do encontro a vitória esteve ali tão perto. Mehdi Taremi, ele mesmo, fez notável trabalho sobre os centrais contrários e rematou forte mas Vaná estirou-se e evitou o 3-2. Que momento.

A igualdade aceita-se perante o domínio repartido entre as duas partes do encontro mas a notável reacção da equipa justificava maior felicidade.

No próximo domingo, 9 de Fevereiro, o Rio Ave FC vai a casa do CD Aves para a 20ª jornada da Liga NOS.

 

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Artur Soares Dias
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Toni Martinez (10), Pedro Gonçalves (37), Gelson Dala (63) e Tarantini (73).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Matheus Reis (42), Uros Racic (44), Diogo Figueiras (45+2), Borevkovic (71), Diego Lopes (75), Pedro Gonçalves (82) e Riccieli (85).

Rio Ave FC 2
Kieszek, Diogo Figueiras, Borevkovic, Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes, Lucas Piazon, Nuno Santos e Mehdi Taremi
Substituições: Diogo Figueiras por Gelson Dala (45) e Lucas Piazon por Carlos Mané (45).
Suplentes não utilizados: Paulo Vítor, Pedro Amaral, Nelson Monte, Al Musrati e Bruno Moreira.
Treinador: Carlos Carvalhal

FC Famalicão 2
Vaná, Lionn, Rúben Lameiras, Fábio Martins, Gustavo Assunção, Riccieli, Toni Martinez, Roderick, Pedro Gonçalves, Alex Centelles e Uros Racic
Substituições: Toni Martinez por Anderson (68), Rúben Lameiras por Walterson (76) e Pedro Gonçalves por Guga (88).
Suplentes não utilizados: Rafael Defendi, Ofori, Coly e Patrick William.
Treinador: João Pedro Sousa