Rio Ave falhou o teste do Dragão, mas garantiu permanência

Os primeiros minutos foram verde e brancos, a equipa do Rio Ave entrou melhor em jogo e foi a primeira a criar perigo. Rubén Ribeiro e Tarantini foram os elementos mais perigosos nos primeiros minutos. Os dois médios fizeram tremer a defesa portista.

Os primeiros dez minutos passaram-se com domínio riavista, a partir daí a equipa do Porto começou a equilibrar o jogo. O Porto criava perigo sem conseguir o domínio da posse de bola, e o Rio Ave aproveitava as bolas paradas para ser mais incisivo e fazer suar Fabiano.

Tarantini e Marcelo, os dois chegam a ser confundidos em campo por causa da barba, estiveram muito perto do primeiro, num livre lateral aos 20 minutos.  À meia hora os jogadores do Porto viram 3 amarelos seguidos e Nuno Espírito Santo foi obrigado a mexer pela primeira vez na equipa. Lionn caiu violentamente no relvado depois de um corte e saiu para dar lugar a Vilas Boas.

O intervalo chegou no Dragão, mas não sem Ruben Ribeiro testar o pontapé de fora da área, o guarda-redes adversário só conseguiu desviar para canto.

A segunda parte não trouxe alterações na equipa do Rio Ave. Os azuis foram os primeiros a criar perigo, numa jogada em que Ederson mostrou segurança, mas Tarantini, novamente, respondeu com um cabeceamento que passou muito perto da baliza adversária.

Aos 60 minutos, Jackson Martinez cai na área, o árbitro, Nuno Almeida entende que há falta de Marcelo e aponta para a marca de grande penalidade. O mesmo jogador que sofreu a falta bateu o castigo máximo e fez o 1-0.

Nuno Espírito Santo mexeu na equipa, o treinador tirou Braga e colocou em campo Ukra, que chegou assim ao 100º jogo na Liga. No entanto foi o Porto quem conseguiu dilatar a vantagem, num cabeceamento de Herrera.

Até ao final Nuno ainda trocou Ruben Ribeiro por Diego, mas a equipa do Rio Ave não voltou a criar oportunidades de golo junto da baliza adversária. No último minuto ficou fixado o resultado final em 3-0. Num livre à entrada da área, Danilo rematou, a bola bateu na barreira que traiu Ederson, o guarda-redes não teve tempo de reagir à mudança de trajectória e a bola entrou na baliza do Rio Ave.

Apesar da derrota, esta foi a jornada em que o Rio Ave viu a manutenção na 1ª Liga ficar matematicamente garantida. Com 6 pontos em disputa os rioavista têm 8 de vantagem para o Paços de Ferreira, próximo adversário, naquela que é a última partida desta época em Vila do Conde.