Tarantini: 199 jogos na I Liga pelo Rio Ave FC

Nascido nas encostas do Douro, numa pequena localidade chamada Gestaçô, Ricardo Vaz Monteiro, ou Tarantini como ficou conhecido no mundo do Futebol, despertou para a modalidade a alguns quilómetros de distância, em Amarante onde foi jogar nos Iniciados do clube local.

O destino levou-o, ainda com 17 anos à cidade da Covilhã, onde iniciou o seu percurso académico em Desporto, a Universidade não o afastou do jogo e o SC Covilhã foi a sua casa durante os 6 anos que frequentou a Licenciatura que terminou com 15 valores, nada mau para um trabalhador-estudante.

Da Covilhã rumou ao Grande Porto, ao Gondomar, onde continuou a revelar uma qualidade acima da média, na época seguinte rumou a Portimão, ainda na II Liga, onde mostrou estar pronto para dar o salto.

Em 2008/09 veio para Vila do Conde, de onde não voltou a sair. Curiosamente cumpriu dois dados históricos frente ao mesmo adversário, foi com o SLB que Tarantini se estreou pelo emblema dos Arcos, e é frente ao mesmo adversário que o Capitão se tornará no jogador com mais presenças na I Liga pelo Rio Ave Futebol Clube, 199.

Em 8 épocas de ligação ao Clube Tarantini, que em tudo contribuiu para o crescimento do Rio Ave Futebol Clube, jogou uma Final da Taça de Portugal, uma Final da Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira, garantiu e disputou a Fase de Grupos da Liga Europa, mas, mesmo aos 32 anos e com este currículo continua a sonhar com mais conquistas para si e para o seu Rio Ave Futebol Clube.