Uma noite que poderia ser bem diferente

O Rio Ave FC chegou a Lisboa com o objectivo de fazer História. E a postura foi essa, do primeiro ao último minuto.

Um primeiro minuto agendado para as 21h15, de uma terça-feira, porque a RTP assumiu como prioridade absoluta a transmissão do telejornal – esse que, não poderia ser de forma alguma, ajustado ou alterado para um horário que fosse conveniente a todos os intervenientes.

A olhar frente-a-frente para um adversário que já se sabia difícil, a equipa de Carlos Carvalhal entrou em campo convicta das suas capacidades e prova disso foi ver o SL Benfica em grandes dificuldades para segurar o resultado final.

Quatro minutos depois do apito inicial, após falta de Rúben Dias, é apontado livre para o Rio Ave FC. Lucas Piazon marca um golaço de pé direito e estabelece o ritmo da partida. A equipa de Vila do Conde não está para brincadeiras. Prova disso, é o nosso capitão Tarantini, que com grande destreza, empenho e garra jogou mesmo apresentando-se em estado febril poucas horas antes do jogo.

Aos 13 minutos, e após Chiquinho já ter tentado o empate, Cervi iguala o resultado.

A equipa verde e branca ameaça repôr a vantagem a qualquer momento. Mas qualquer momento, não é um momento qualquer! Aos 30 minutos, após passe longo de Matheus Reis, o iraniano Mehdi Taremi chega ao alcance da bola com a cabeça e Zlobin vê o golo a passar-lhe por cima.

Sentem-se os nervos no Estádio da Luz.

Paulo Vítor agarra a bola por mais duas vezes e Borevkovic desvia uma outra. Pelo meio, ainda é assinalado penálti a favor do SL Benfica, mas Artur Soares Dias volta atrás na decisão. Filipe Augusto toca na bola e não em Taarabt. Não há dúvidas.

Chega o intervalo com o Rio Ave FC em vantagem.

O conjunto vilacondense entra na segunda parte com os pés bem assentes na terra. É visível a ponderação nos jogadores do Rio Ave FC e a ansiedade nos atletas da equipa da casa.

Bruno Lage é obrigado a mexer na equipa cedo, entrando Seferovic, aos 60 minutos, para o lugar de Ferro. O momento de viragem no jogo. Aos 64 minutos, é o recém chegado ao campo que faz o golo do empate, tendo recebido a bola pela cabeça de Carlos Vinícius.

Os vilacondenses não caem! Reagem rápido ao empate e não dão descanso à equipa de Bruno Lage. Mas é mesmo o suiço que volta a marcar e a estabelecer o 3-2 no painel, aos 72 minutos.

E os vilacondenses tremem… mas não caem! Acreditamos até ao fim. Grandes reações por parte da equipa de Carlos Carvalhal, que mostrou grande determinação e enorme personalidade até ao fim.

 

Jogo no Estádio da Luz
Árbitro: Artur Soares Dias
Ao intervalo: 1-2
Marcador: Lucas Piazon (4), Cervi (13), Mehdi Taremi (30), Seferovic (64 e 72)

Acção disciplinar: Cartão amarelo – Rúben Dias (4), Filipe Augusto (21), Diego Lopes (51),

SL Benfica 3
Zlobin, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Weigl, Taarabt, Cervi; Chiquinho e  Carlos Vinícius.
Substituições:  Ferro por Seferovic (60), Vinícius por Samaris (86) e Cervi por Rafa (89).
Suplentes não utilizados: Svilar, André Almeida, Florentino e Jota.
Treinador: Bruno Lage

Rio Ave FC 2
Paulo Vitor, Diogo Figueiras, Borevkovic, Aderllan Santos, Matheus Reis, Tarantini, Filipe Augusto, Lucas Piazon, Diego Lopes, Nuno Santos e Mehdi Taremi.
Substituições: Nuno Santos por Gabrielzinho (70), Diego Lopes por Bruno Moreira (76) e  Matheus Reis por Pedro Amaral (90+1).
Suplentes não utilizados: Kieszek, Nélson Monte, Joca e Messias.
Treinador: Carlos Carvalhal