Vitória em Coimbra com união e coragem

O Rio Ave FC está de volta! No primeiro jogo para o campeonato neste ano de 2022, a equipa de Vila do Conde cumpriu o objectivo principal ao vencer a partida por 1-2.

A primeira metade foi brindada com várias situações de bola parada, o que deixou a Académica em alerta e a tentar travar as intenções da equipa rioavista fazer golo. Apesar da equipa da casa tentar impor o seu jogo, a verdade é que o Rio Ave FC esteve por cima a maior parte do tempo, com grande persistência na área adversária, mais posse de bola e mais remates.

Aos 39’, finalmente chegou o momento ansiado por todos, o momento do festejo! Tudo começou com Pedro Mendes, que remata em força fora da área, mas a bola bate no poste. Sobra para Aziz, que domina de peito e garante que ela fica no fundo das redes de Mika.

No segundo tempo, a turma de Luís Freire entrou bem e a procurar aumentar a vantagem no marcador.

Aos 53’, na sequência de um canto curto de Sávio, a equipa reorganiza e faz a bola chegar à cabeça de Hugo Gomes que cabeceia à figura. Por outro lado, a Académica responde e aproveita também uma situação de canto para chegar ao empate. Douglas tenta marcar de cabeça, mas a bola passa ao lado do segundo poste.

A formação dos estudantes consegue, pela primeira vez no jogo, estar com alguma frequência na área rioavista e a tentar construir situações de perigo. Aos 66’, João Carlos consegue pegar na bola e arranca em direção à baliza de Jhonatan, alcançando o golo do empate.

Com o tempo a passar, a ansiedade começava a sentir-se à flor da pele, mas a equipa continuou a fazer o que lhe competia, e procurou insistentemente pelo golo que daria a vantagem e reporia a justiça no jogo. Aos 81’, Zé Manuel cruza para a grande área, onde aparece Pedro Mendes que, de cabeça, sela a vitória do Rio Ave FC!

O Rio Ave FC recupera o fôlego e volta a estar por cima do jogo. Já perto dos 90’, Gabrielzinho tenta a sua sorte, mas Mika defende o remate.

Ainda antes do apito final, um momento de sobressalto, mas que não passou disso mesmo! Depois de Jhonatan defender um remate à baliza, a bola fica a girar no limite da linha, mas Pantalon aparece antes do adversário e chuta a bola para fora.

Depois das adversidades que a pandemia trouxe à equipa de Vila do Conde, esta é uma vitória saborosa e que, ainda por cima, pode ser partilhada com os adeptos que se deslocaram a Coimbra. Mais uma demonstração inequívoca de que os adeptos do Rio Ave FC estão em união plena com a equipa, e que fazem questão de estar lado-a-lado com o grupo, mesmo que isso implique fazer 150km, para estar às 18H00 em Coimbra, num dia de semana.

Luís Freire, fez questão de realçar o “grupo formidável de homens e jogadores” que tem consigo. “Entramos muito bem no jogo, fizemos uma boa primeira parte. Depois do golo da Académica, tivemos de voltar a conquistar o controlo do jogo e foi isso que fizemos. O resultado é mais do que justo.”, afirmou o treinador, que já está a pensar no jogo do próximo domingo, frente ao SC Farense, apelando aos adeptos que se mobilizem em força ao estádio do Rio Ave FC.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra

Árbitro: João Gonçalves
Ao intervalo: 0-1
Marcador: Aziz (39’), João Carlos (66’), Pedro Mendes (81’)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Renato Pantalon (15’), Costinha (35’), Sodiq Fatai (41’), Vitor Gomes (83’), David Sualehe (90+1)

SC Farense 1

Mika, David Sualehe, Michael Douglas, Justiniano, Guilherme, Reko, João Tiago, Costinha, Toro, Fatai e João Carlos.

Substituições: Traquina por Costinha (63’), Fábio Vianna por Fatai (74’), Caballero por João Tiago (85’), Dani por Toro (85’).

Suplentes não utilizados: Stojkovic, Pavlic e João Lucas.
Treinador: António Duarte

Rio Ave FC 2
Jhonatan, Costinha, Renato Pantalon, Hugo Gomes, Sávio, Joca, Guga, Vítor Gomes, Gabrielzinho, Pedro Mendes e Aziz.

Substituições: Zé Manuel por Joca (74’), Ukra por Aziz (89’), João Graça por Guga (89’), Zimbabwe por Gabrielzinho (90+1’), Ângelo por Vitor Gomes (90+2’).

Suplente não utilizado: Magrão, Ronan, Alhassane e Fábio Ronaldo.
Treinador: Luís Freire