No arranque da 2a volta da Fase de Apuramento de Campeão, o Rio Ave FC estava motivado e focado em somar nova vitória e aproximar-se assim do primeiro classificado.
No primeiro encontro das duas equipas, em Fevereiro, o grupo vilacondense garantiu os três pontos, com um resultado final por 2-4.
Na tarde deste sábado, foi perceptível desde muito cedo que a tarefa não seria fácil e que a equipa teria de se unir em torno do propósito comum para conseguir adicionar mais pontos à sua caminhada. O UP Venda Nova apanhou os verdes e brancos desprevenidos e conseguiu marcar cedo, nos primeiros segundos da partida. O Rio Ave FC tentou ao máximo não se deixar afetar pela amarga surpresa e procurou reagir rapidamente. Apesar dos esforços, foi a equipa adversária que marcou novamente, a 12 minutos de surgir o intervalo.
Sentia-se no ar a urgência em marcar e o Rio Ave FC esteve muito perto disso, mas faltou alguma sorte no momento decisivo.
Na segunda parte, o UP Venda Nova entrou a fazer questão de demonstrar que não ia facilitar a vida à equipa vilacondense e passou novamente para a frente do marcador. Uns minutos depois, Luzia bisa na partida e as contas voltam a ficar equilibradas.
Rui Baltar conseguiu garantir que a bola entrava dentro da baliza de Pintas e pôs toda a gente a festejar o 4-3. Pouco depois, Nuno Costa era posto à prova para defender um penálti, que por pouco não conseguiu segurar. Com o tempo em descrescendo, o Rio Ave FC não estava disposto a abdicar da vitória. André Luzia fez o hat-trick, Rúben Góis bisou e Dinis rematou para o resultado final: 7-4.
Uma vitória importantíssima para a caminhada do Rio Ave FC e que aproxima a equipa do objetivo final.
Rio Ave FC 7-4 UP Venda Nova
Convocatória: Nuno Costa, Pedro Meireles (Côco), Dinis Ramos, Tomás Pereira, Rui Baltar, André Luzia, Pedro Rodrigues (C), Zézinho, Felipe Simas, Rúben Góis, Ricardo Gonçalves e Ricardinho
Cinco inicial: Nuno Costa, Pedro Rodrigues, Dinis Ramos, Ricardo Gonçalves e Ricardinho
Marcadores: Rúben Góis (2), André Luzia (3), Dinis Ramos e Rui Baltar