“Às Quintas é Sobre Saúde no Desporto” com casa cheia

Pela 5ª vez, e a penúltima nesta época, o Rio Ave contou com uma sala cheia para assistir às conferências intituladas “Às Quintas é Sobre Saúde no Desporto”.  Cerca de 50 pessoas assistiram às palestras do Enf. Francisco Santos e do Prof. Leandro Massada

O primeiro interveniente foi o Enfermeiro do Rio Ave FC, Francisco Santos, que, com uma palestra muito visual e prático, conseguiu abordar a temática das feridas mais comuns na prática desportiva e a forma de atuar perante cada caso.

Paralelamente às explicações teóricas sobre as feridas e o seu tratamento, Francisco Santos exibiu os materiais a serem usados nas diversas situações. Desta forma conseguiu uma palestra educativa, acessível e aplicável.

Seguiu-se o Professor da Faculdade de Desporto da UP, Dr. Leandro Massada, que abordou a questão da lesão muscular. Numa conversa animada, pautada por algumas gargalhadas entre os presentes, o Prof. Leandro Massada abordou a problemática com a premissa de que existe uma grande dificuldade em avaliar lesões musculares pela complexidade das mesmas.

O Prof. Leandro Massada passou então pelos vários tipos de lesão muscular, explicando, com dados, mas também recorrendo à simulação, os factores de risco, as situações de lesão, as consequências e os métodos de tratamento.

 

A próxima sessão das “Quintas Sobre Saúde no Desporto” está agendada para 17 de Abril, o Dr. Rui Escaleira, médico do CH do Alto Minho, vai abordar a “Pubalgia: A Perspetiva Cirúrgica”, enquanto o fisioterapeuta do Rio Ave FC, Luís Pinto, aborda a temática “Pubalgia ou Pubalgias: Reabilitação”.