O Ciclo de conferências “Quintas Sobre a Saúde no Desporto” terminou ontem. Depois de 6 meses em que o Clube levou a cabo seis sessões que contaram sempre com elevada participação, boas palestras e temas interessantes, atuais e uteis.
Na última sessão, dedicada à temática da pubalgia, os convidados foram o Dr. Rui Escaleira, Médico do Centro Hospitalar do Alto Minho, que abordou a temática da “Pubalgia: A perspectiva cirúrgica e a lesão desportiva” e ainda o Fisioterapeuta do Rio Ave FC, Luís Pinto com uma palestra intitulada “Pubalgia ou pubalgias – Reabilitação”.
As duas palestras tiveram como ponto comum, que foi regra deste ciclo, a abordagem prática à questão da pubalgia. O Dr. Rui Escaleira explicou os mecanismos, as causas, os tratamentos e os diferentes tipos de lesão. E deixou uma mensagem muito clara de que as pubalgias surgem por desequilíbrios musculares e esse é o segredo para prevenir este tipo de lesão. O Fisioterapeuta Luís Pinto começou por abordar o existência de diferentes pubalgias, dando vários noções práticas sobre a forma como a lesão surge, como pode ser prevenida e quais os tratamentos.
As “Quintas sobra Saúde no Desporto” chegaram ao fim, mas a saúde e o bem-estar dos atletas continua a ocupar um lugar de destaque no universo rioavista. Assim, no dia 24 de Maio, o Rio Ave FC organiza as Jornadas de Medicina Desportiva, cujo programa pode ser consultado em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=627586147309411&l=793b794ef1