Exames médicos marcaram a primeira semana de trabalho

O Rio Ave começa a nova época com uma nova equipa médica composta pelo medico Basil Ribeiro e pelos fisioterapeutas Luís Pinto e Luís Rocha. O chefe do departamento médico falou ao site do clube sobre a sua chegada, e fez o balanço da primeira semana. 
RAFC – Como encarou a chegada ao clube? 

Basil Ribeiro – Vim com muita expectativa, entusiasmo e confiança, e encontrei um clube bem organizado, no que toca aos dirigentes, mas também ao espaço físico. Encontrei um posto médico bem apetrechado, no entanto é normal que sofra algumas alterações para adaptá-lo à minha dinâmica de trabalho. Para além disto as condições de trabalho estão a ser melhoradas, o Sr. Presidente já disponibilizou um espaço com cerca de 70m2 para instalar uma sala de tratamentos, ficando o posto médico atual para apoio a treinos e jogos. Também foi logo dada autorização para a aquisição de uma máquina de gelo com maior capacidade – a atual vai ser cedida ao departamento de formação – e de um aparelho de eletroterapia. 

RAFC – Qual o balanço que faz da primeira semana? 

Basil Ribeiro – Foi uma semana intensa, os jogadores foram sujeitos a uma bateria de avaliações que começaram logo na segunda-feira à tarde, passando por exemplo, pelo exame médico, realização de análises clínicas, ECG e Ecocardiograma. 
No exame clínico devemos realçar a avaliação postural e os eventuais défices e desequilíbrios músculo-esqueléticos. Foi feita ainda uma avaliação funcional, coordenada pelo preparador físico, António Dias, e uma avaliação antropométrica onde foram avaliados o peso, estatura, percentagem de gordura e perímetros dos membros inferiores. 

RAFC – Qual é a condição dos nossos jogadores? 

Basil Ribeiro – De um modo geral os atletas apresentaram-se bem, com um bocadinho de excesso de peso, o que é normal, mas sobretudo muito motivados para a temporada. 
Foram encontradas pequenas lesões que esperamos curar durante este período de pré-época. 

RAFC – Já é possível antecipar o trabalho para o resto da época? 

Basil Ribeiro – O planeamento de cada jogador foi feito de acordo com os resultados dos exames e naturalmente será revisto através de reavaliações periódicas ao longo da época.