«Fiz parte dos momentos áureos do Rio Ave»

Joaquim Carvalho de Azevedo nasceu em Vila do Conde a 23 de agosto de 1959 (54 anos). Iniciou a sua formação no Rio Ave em 1974-1975 tendo chegado à equipa principal em 1978-1979.

Quim “Vitorino”, nome com que ficou conhecido no mundo do futebol, estreou-se pelo Rio Ave a 9 de setembro de 1978, num jogo Rio Ave, 3 – Chaves, 2 tendo terminado a carreira a 29 de maio de 1984, com a camisola do Rio Ave, num jogo Rio Ave, 3 – Campomaiorense, 1 a contar para o campeonato da segunda divisão de Honra.

O antigo médio jogou seis épocas consecutivas no Rio Ave (quatro épocas na primeira divisão) tendo regressado para mais duas temporadas na divisão de honra entre 1992 e 1994.

O seu melhor jogo pelo Rio Ave terá sido o Rio Ave, 2 – Benfica, 3, a 11 de fevereiro de 1984, no velhinho campo da Avenida, onde marcou um extraordinário golo.

Mais recentemente foi escolhido pelos adeptos como melhor jogador da história do Rio Ave, tendo sido distinguido pelo presidente da Direção e da Assembleia Geral, com a entrega de uma camisola com o seu nome.

A subida à primeira divisão e o apuramento para a final da taça de Portugal, em 1984, foram os momentos mais importantes vividos por Quim “Vitorino” com o emblema da caravela ao peito.

“A subida à primeira divisão foi um alegria enorme ver o campo completamente cheio com as pessoas a entrarem dentro das quatro linhas e abraçarem os jogadores e a pegarem neles aos ombros. O jogo em que confirmamos a subida foi com o Juventude de Évora em Vila do Conde, nessa altura jogava na equipa alentejana o Jorge Jesus, atual treinador do Benfica”, referiu acrescentando que “outro momento importante foi o apuramento para a final da taça de Portugal, mas para mim não foi tão importante porque acabei por não puder jogar. Fiquei com alguma mágoa e tristeza de não fazer parte de um acontecimento para o qual eu também contribui muito para nós chegarmos lá porque joguei os jogos todos do apuramento e marquei alguns golos”.

 

  

 

Quim “Vitorino” é indiscutivelmente uma das figuras mais importantes da história do Rio Ave Futebol Clube.

O ex-jogador reconhece que o Clube chegou um pouco tarde à primeira divisão, mas diz que “eram tempos diferentes e gerações de jogadores. O Rio Ave teve nessa altura uma boa geração de jogadores, mas também teve muito a ver com a pessoa que estava à frente dos destinos do clube que era o Manuel Barroso. Era um presidente que adorava o futebol e gostava de Vila do Conde, foi uma pessoa importante para o Rio Ave porque dinamizou, era uma pessoa ambiciosa e era um empresário importante. Ele pegou no clube na terceira divisão e conseguiu levar o Rio Ave à primeira divisão”.

A poucos meses de se concretizarem as bodas de diamante do principal emblema do concelho, Quim “Vitorino” não tem dúvidas em afirmar que “fiz parte dos momentos áureos do Rio Ave, ajudei na primeira subida do clube à primeira divisão. Tudo isto tem outra importância por eu ser vilacondense e por me ter formado no clube, tenho esperança de um dia voltar ao Rio Ave”.