O presidente do Rio Ave Futebol Clube, António Campos, apresentou o Manifesto Eleitoral para a direcção que lidera, proposta a votos este próximo sábado.
Depois da entrevista ao rioave-fc.pt, onde já apresentara os seus princípios e principais propósitos para a recandidatura, o presidente do Clube, e único candidato a esta eleição, deixou nomeados os pontos integrantes de um programa de trabalho para o próximo triénio.
MANIFESTO ELEITORAL
A História do Rio Ave Futebol Clube nos seus 75 anos de existência é feita de sacrifício, tenacidade, persistência e honra.
Quem serviu o Clube, sempre o fez seguindo estes nobres princípios, contribuindo enormemente com o seu sacrifício para a grandeza desta família.
Ao propor-me a mais um triénio, liderando esta direção, depois de toda reflexão e ponderação, tenho a noção do espírito de sacrifício e de devoção que me exige tal decisão.
Esta nova direção que irá a escrutínio e juízo dos nossos associados, promete desde já, que o sentido de responsabilidade e de trabalho será total para que o crescimento do Rio Ave Futebol Clube não seja efémero.
Propomo-nos a dar continuidade ao sonho e ao esforço de todos e a honrar os 75 anos de vida lutando por um futuro promissor e honrado.
1. Património
(a) Sede
O Clube tem uma casa que, em dia de jogos, acolhe as emoções de todos os que nos oferecem o seu apoio. Mas um Clube precisa da sua alma. Precisa das suas raízes e da sua génese. Indo ao encontro do nosso propósito e do desejo de todos os nossos sócios e adeptos, iremos iniciar as obras de reconstrução e terminar a requalificação da nossa Sede. Lá teremos o nosso coração associativo. O Centro no nosso mundo no dia-a-dia com os nossos associados. Faremos deste espaço, num lugar nobre da nossa cidade, mais uma face visível do orgulho em ser Rio Ave Futebol Clube,
(b) Estádio e Instalações desportivas
Continuaremos a melhoras as condições do nosso património desportivo, no nosso estádio e nas instalações anexas. Iremos concluir os nossos campos de treinos, dotando os nossos atletas de condições mais próprias para o trabalho diário.
Continuaremos a contribuir para o melhoramento das condições dos nossos adeptos que vêm ao estádio para assistir às partidas, de forma a fazerem-no com condições mais confortáveis.
2. Formação
A nossa formação tem sido um exemplo, ao nível nacional e internacional. Tem sido referência pelo trabalho feito, pelo aproveitamento desportivo e pela metodologia seguida pelos responsáveis.
No plantel principal temos vários jogadores que evoluíram com esse trabalho e que deram seguimento à sua carreira alcançando o patamar profissional.
Temos por objetivo continuar a apostar nesta filosofia de trabalho, tentando sempre tirar o máximo proveito da nossa formação ao construir o plantel principal. Os jogadores formados localmente podem ser uma mais-valia financeira na hora de construir um plantel mas serão sempre um orgulho poder mostrar que o nosso trabalho de base é de sucesso.
Propomo-nos também a manter os Juniores, Juvenis e Iniciados no principal escalão nacional do futebol, potencializando os novos valores e projetando-os para o profissionalismo.
Propomo-nos a, nos restantes escalões, lutar sempre pelos primeiros lugares, pelos títulos e, sobretudo, a fazer um trabalho valoroso e que honre o Clube.
3. SDUQ/Futebol profissional
O nosso Clube é o sócio único do Rio Ave Futebol Clube SDUQ. Neste Mandato, o sucesso desportivo que atingimos foi visível e digno das melhores referências. Atingimos as Finais da Taça da Liga, da Taça de Portugal, a Supertaça e a fase de grupos da Liga Europa.
Mas queremos mais e estaremos sempre atentos às alterações e à evolução da regulamentação desportiva. Das instâncias nacionais e europeias chega-nos a informação de que o mundo futebolístico está em constante mutação. Nessa medida, queremos estar sempre disponíveis a ponderar, escutar e pensar. Saberemos adaptar-nos às realidades, tendo sempre a certeza de que as nossas opções serão em prol e terão como único objetivo o sucesso e o crescimento do Rio Ave Futebol Clube.
No plano Desportivo queremos continuar o crescimento sustentável. A consolidação do estatuto de um Clube de primeira divisão.
Em nome dessa estabilidade iremos trabalhar sempre com o objetivo primeiro de lutar pelos oito primeiros lugares na classificação, como ponto intermédio de, depois de alcançado este objetivo, poder trabalhar por mais. Continuar a dar vida ao sonho de poder chegar às provas europeias, tendo sempre em conta que crescemos com segurança e firmeza e nunca sem a responsabilidade essencial de que o fazemos ser ter condições para tal.
4. Finanças
O Rio Ave Futebol Clube é um Clube exemplar. Não tem dívidas à Banca, não tem dívidas ao Estado e à Segurança Social. Este é um estatuto que foi conquistado com muito custo, com muita disciplina e rigor.
Comprometemo-nos a trabalhar neste sentido e a dar continuidade a este patamar de excelência já alcançado.
Comprometemo-nos a ter um a política responsável de sustentabilidade financeira e de crescimento saudável.
Queremos continuar a ser uma referência neste campo.
5. Sócios
Os sócios são, senão a maior razão, certamente uma das mais nobres e maiores razões do trabalho diário de todos no Rio Ave Futebol Clube.
A proximidade com os sócios tem sido um dos pilares e uma das pedras basilares do crescimento e sucesso do Clube.
Iremos ter sempre como lema e como objetivo uma proximidade com os sócios.
Iremos trabalhar para aumentar e cativar mais associados. Iremos trabalhar para levar às gerações mais jovens esta paixão pelo Clube, trazendo-os a esta família. Iremos trabalhar no sentido de cativar também os novos cidadãos da cidade que, não sendo natos de Vila do Conde, a escolheram para viver e construir raízes familiares.
O nosso trabalho, neste mandato será sempre em prol do Rio Ave Futebol Clube, logo, será sempre em prol dos seus sócios.
António Silva Campos
Presidente do Rio Ave Futebol Clube