Pai Natal verde de esperança

 

   Ainda não é sócio, mas é simpatizante do Rio Ave sensivelmente desde 1939.

   O Pai Natal, esse mesmo, é uma das figuras de uma história que leva cerca de 75 anos.

   Fiel seguidor do dia-a-dia do Rio Ave, o Pai Natal recorda-nos os momentos mais marcantes do ano que agora está a findar.

   “O ano de 2013 foi para os rioavistas um ano de excelência”, adianta.

   Ao nível do futebol profissional, a época passada, 2012-2013, marcou a estreia de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos vilacondenses.

   A equipa terminou a Liga no sexto lugar, com 42 pontos, e ficou muito perto de um apuramento histórico para as competições europeias.

   “Por muito pouco o Rio Ave não foi à Liga Europa, mas a temporada foi de uma forma global muito positiva e a equipa conseguiu afirmar-se no principal campeonato do futebol português. Recordo com particular incidência a vitória histórica em Alvalade, diante do Sporting, com um golo do Edimar”, referiu pai Natal.

    Na taça da Liga, os vilacondenses chegaram às meias-finais tendo sido eliminados pela «besta negra» FC Porto.

    Também na formação, o homem das barbas e cabelo branco tem motivos para estar satisfeito com o ano de 2013.

    “Os juniores realizaram a melhor época de sempre, acabando a primeira fase da zona norte no 3º lugar, com 39 pontos, tendo-se classificado no quinto posto na fase de apuramento de campeão com 17 pontos. Os juvenis, depois de terem vencido a sua série distrital com 71 pontos, ficaram-se pelo segundo lugar no apuramento de campeão em igualdade pontual com o Gondomar (15 pontos) tendo sido posteriormente repescados para o Campeonato Nacional. Os iniciados garantiram a manutenção no campeonato nacional após terem terminado a fase de permanência no 2º lugar com 53 pontos. E os infantis venceram a sua série e terminaram no 3º lugar a fase de apuramento de campeão distrital da Associação de Futebol do Porto a dois pontos apenas do vencedor”.

     No que diz respeito ao futebol de sete, escalão de sub-11, Eduardo Bragança voltou a levar o Rio Ave ao título de campeão distrital com apenas uma derrota e um total de 73 pontos somados.

     No futsal, o Rio Ave conseguiu a melhor temporada de sempre da sua história ao terminar a primeira fase no 3º lugar, com 55 pontos, logo atrás de Sporting e Benfica tendo mesmo aplicado a única derrota ao Sporting na fase regular do campeonato. No Play-off, os vilacondenses chegaram até às meias-finais onde foram derrotados pelo Benfica com dupla derrota por 6-1 e 6-2.

    “Tenho motivos mais que suficientes para estar satisfeito com o que o Rio Ave fez neste passado recente e estou otimista em relação ao futuro. Trata-se de um clube bem estruturado e conduzido por pessoas competentes”, referiu pai Natal.