Paquito, jogador e treinador: uma vida ao serviço do Rio Ave

Francisco José da Costa Saura, atualmente com 53 anos, nasceu em Vila do Conde a 11 de setembro de 1960.

Depois de ter representado o Clube três temporadas enquanto jogador, entre 1979 e 1982, está agora a cumprir a sétima época como treinador da formação verde e branca.

Paquito começou nos juvenis sendo treinador-adjunto de Hermórgenes Morim, depois transitou para os iniciados e cumpre atualmente a terceira temporada no comando técnico dos infantis (sub-13).

“É um trabalho interessante porque eu vejo partir, vejo ir para o escalão seguinte, vejo os miudos  crescerem, vejo-os andarem, começam a aprender a estar no campo, começam a despertar para o futebol e eu vejo essa caminhada com grande entusiasmo. Sinto-me bem, dou aquilo que sei e que aprendi”, desabafou Paquito a propósito da sua experiencia como treinador da formação. Apesar de apenas ter jogado três épocas pela principal equipa do Rio Ave, Paquito fez toda a sua formação em Vila do Conde tendo vestido a camisola listada de verde e branco desde os 15 anos de idade percorrendo todos os escalões de formação, tornando-se até internacional português nas camadas mais jovens.

Em 1979-1980 estreou-se na equipa sénior com o clube ainda a militar na 1ª Divisão Nacional, mas no final dessa época o Rio Ave foi relegado ao escalão secundário tendo terminado no último lugar da classificação.

“Eu comecei a jogar no Rio Ave, mas a minha carreira não foi feita no Rio Ave porque tive vários clubes. Foi importante,  como é importante estar agora a ajudar e a tentar transmitir aquilo que eu aprendi durante a minha carreira profissional. É com orgulho e com um sentimento muito grande que estou a fazer o trabalho que estou a fazer nas camadas jovens”, sublinhou.

Depois da descida de divisão, o Rio Ave voltaria à primeira divisão em 1981/1982 tendo obtido 13 vitórias, 8 empates e apenas 9 derrotas sob o comando técnico de Félix Mourinho.

Na equipa da altura pontificavam nomes como Trindade, Duarte, Quim Vitorino, Adérito, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Figueiredo e João Eusébio.

Foi também nesse ano que o Rio Ave ganhou pela primeira vez nas Antas, por 2-1, ao FC Porto, no dia 27 de dezembro. Um momento que Paquito jamais esquecerá: “Tive outras grandes vitórias como ser campeão da segunda divisão e a respetiva subida à primeira. Tive a vitória nas Antas por 2-1 que naquele tempo ninguém pensava ser possível ir ganhar às Antas e o Rio Ave foi lá e ganhou mesmo. Ganhei também ao Benfica aqui em casa”.