RELATORIO DE CONTAS APROVADO POR UNANIMIDADE

(foto Silvestre Zamith) 

 

Uma muito concorrida Assembleia Geral, que decorreu no Auditório Municipal de Vila do Conde, aprovou, por unanimidade as contas do exercício de 2013/14 da Direcção do Rio Ave Futebol Clube.

O momento foi marcado também pelas intervenções de alguns associados que, pedindo a palavra, deixaram elogios ao presidente António Campos e ao seu corpo directivo.

O trabalho realizado numa época histórica traduziu um balanço positivo de 20.314,66€, realçado pelo facto de ser o 6º ano consecutivo com as contas no positivo, permitindo ao Rio Ave Futebol Clube uma recuperação e um crescimento. 

O presidente António Campos, no seu discurso, recordou o trabalho realizado nas duas últimas épocas, os sucessos alcançados e a esperança de ter um futuro risonho para o Clube. Deixou também um agradecimento ao papel activo e importante do presidente da Assembleia Gera, Engº Mario de Almeida e aos sócios, pelo acompanhamento e pelo carinho pelo Clube.

A uma semana das eleições, para as quais António Campos é o único candidato liderando uma lista à Direcção, ficou um sinal importante de coesão e de união do Rio Ave Futebol Clube. 

 

  

DISCURSO DE ANTÓNIO SILVA CAMPOS

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral do Rio Ave Futebol Clube, Eng.º Mário de Almeida

Exmos Srs Membros da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal

Caros Colegas da Direção

Caros associados,

 

Voltamos a estar aqui reunidos para olhar para trás e fazer o balanço do trabalho feito neste último mandato.

É a altura de parar um pouco e avaliar o esforço que cada um de nós empregou para o crescimento do Rio Ave Futebol Clube. É a altura de questionarmos o que fizemos, o quanto evoluímos e o que poderíamos ter feito mais.

Terminamos mais um ciclo e, olhando para trás, permitam-me a vaidade de me sentir realizado e feliz pelo legado que deixamos.

Como sabem, o meu primeiro propósito, quando assumi o compromisso de ser Presidente do Rio Ave Futebol Clube, era o de dotar o Clube de uma sustentabilidade financeira coesa, firme e capaz de permitir um crescimento gradual.

Passo a passo, ao longo dos anos, fomos alcançando esse objetivo. O Rio Ave Futebol Clube foi evoluindo e o caminho foi sendo feito sempre no melhor sentido.

Consolidamos a nossa situação financeira, como muito sacrifício, com uma gestão diária rigorosa e cuidadosa. Porque é esta a minha forma de estar na vida.

Na época 2012/13, tendo em vista este crescimento sustentado, decidimos, no futebol profissional, reformular os objetivos. Era a altura ideal para reorganizar a casa. Contratamos uma equipa técnica nova. Construímos um plantel equilibrado, sempre dentro da gestão rigorosa e responsável. E os resultados foram os conhecidos. Terminamos o campeonato em sexto lugar, mesmo às “portas” das competições europeias. Fomos apontados como uma das equipas com maior destaque do nosso futebol.

Mas o nosso trabalho faz-se desde os alicerces. Damos vida ao projeto trabalhando desde o início. Porque um bom projeto não pode ter sucesso quando as fundações não são também elas fortes.

Por isso a formação do Rio Ave Futebol Clube tem sido uma das principais apostas desta direção.

Em 2012/13 voltamos a ter os Juniores, Juvenis e Iniciados nos campeonatos Nacionais. Fomos referência pelo trabalho e pelo êxito conseguido. Também nos outros escalões, mesmo a nível distrital, fomos uma das maiores referências na formação. Conquistamos títulos e mostramos que este é o caminho certo a ser seguido.

Mas não ficamos por aqui. No Futsal estivemos também em evidência com um campeonato brilhante na 1ª Divisão, alcançando as meias-finais do play-off final. A isto se juntou o excelente trabalho dos Juniores e do escalão feminino da modalidade.

E perguntamos: Como é que isto foi alcançado? A resposta está no nosso objetivo primeiro: A sustentabilidade financeira. No equilíbrio e na gestão responsável.

E por isso na época seguinte, 2013/14, o projeto continuou a tomar forma e a crescer.

Como sabem também, a minha forma de ser e de estar na vida não se coaduna com a passividade e o ficar à sombra dos feitos alcançados. Por isso, esta direção, à qual honrosamente presido, decidiu que o caminho era continuar a acreditar e a crescer.

Todas as pessoas envolvidas na vida do Clube trabalharam no mesmo propósito.

Desportivamente esta época irá preencher, provavelmente, algumas das páginas mais belas e ricas da nossa história. Ainda mais porque se tratou da comemoração dos nossos 75 anos.

Somos um Clube que se orgulha de todo o trajeto que fizemos e mais motivos temos de orgulho pelo que alcançamos na última temporada.

Contra todas as previsões e projeções, conseguimos aquilo que muitos consideravam ser impossível.

No Futebol Profissional escrevemos o nome do Rio Ave Futebol Clube no restrito grupo de finalistas da Taça da Liga e da Taça de Portugal.

Ter alcançado as finais em Leiria e no Jamor, esta pela segunda vez na nossa história, é algo que me ficará gravado para sempre e que, certamente, irá ficar na memória de todos os nossos sócios e adeptos. Ver as nossas camisolas, o nosso emblema e as nossas gentes nestes momentos faz-nos sentir que valeu a pena cada sacrifício.

Mas conseguimos mais. Conseguimos abrir as portas de um sonho maior: a Europa. Depois de termos ficado na entrada, na época anterior, agora tudo dependia de nós.

Na Formação voltamos a destacar-nos. Alcançamos fases finais, conquistamos títulos e até fomos escolhidos pela UEFA, entre os melhores Departamento de Formação de Portugal, a estar presente no Grupo de debate e estudo a nível europeu.

O trabalho desenvolvido com as nossas quase 400 crianças voltou a dar frutos.

No Futsal também vivemos uma época de sucesso.

Mas, este ano de 2014 ainda nos reservava mais desafios. Iniciava-se a presente época. Permitam-me que fale agora destes meses que vivemos desde Maio.

O sucesso do passado projeta-nos para um melhor futuro se estivermos preparados para ele.

Esse era o desafio seguinte. Tínhamos pela frente, talvez, o maior desafio de sempre. Tínhamos as competições europeias para jogar.

O nosso Clube orgulha-se de ter o património que tem e de trabalhar com as condições que sempre construiu, mas, como sabem, a UEFA é exigente e o que tínhamos não era suficiente para podermos ter os jogos da Liga Europa em nossa casa. Teríamos de pedir uma “casa” emprestada. Ou isso, ou assumir o compromisso de valorizar e modernizar o nosso património.

Optamos por melhorar as condições do nosso estádio. Dotámo-lo de condições mais dignas para os nossos sócios e para a imprensa. Criámos zonas de prestígio, novos camarotes, novas acomodações exigidas pela UEFA, uma zona de trabalho da imprensa com condições elogiadas pela UEFA. Melhorámos os balneários e outros espaços nas zonas técnicas. Melhoramos as instalações da formação. Demos uma nova vida ao nosso estádio fazendo um investimento muito grande, mas que valeu a pena para poder oferecer aos nossos sócios e adeptos este momento histórico.

Depois veio o desafio…Vivemos o nosso batismo europeu com o Gotemburgo e ultrapassamos o obstáculo. Enfrentamos o Elfsborg e conseguimos, literalmente, no último segundo fazer mais uma vez história ao vencer a eliminatória.

Aí, a Europa inteira, naquela noite, olhou para esta pequena cidade e viu que aqui existe um Clube de pessoas valorosas e corajosas. Convido-os a recordar as emoções que foram vividas nessa noite.

Com isto alcançamos a fase de grupos da Liga Europa.

Caros companheiros de caminhada. O que temos vivido nesta experiência não é fácil traduzir por palavras. Levamos o nome da nossa cidade e do Clube a todo o mundo pela projeção da Liga Europa.

Fizemos um enorme sacrifício para que isto fosse uma realidade. As viagens, os gastos, as melhores condições para os nossos atletas. Tudo isto foi uma aposta de risco.

Pergunto-vos se valeu ou não o esforço… eu, na minha humilde opinião, acho que valeu. Hoje somos ainda mais um Clube com História mas também com mais futuro.

Hoje somos um Clube que é falado por todos e por todos apontado como exemplo desportivo mas também como um exemplo de gestão.

Todo este sucesso deveu-se ao trabalho de todos, a uma gestão rigorosa, a uma filosofia tão simples quanto a de dar cada passo tendo a certeza de que temos condições para o fazer.

Tudo isto reflete o outro lado do nosso trabalho. De há seis anos a esta parte os resultados financeiros do Rio Ave Futebol Clube têm sido positivos. Voltamos a terminar mais uma época, a de 2013/14, com as contas positivas.

Uma vez mais volto a lembrar que para uma casa ser segura tem de ter uns alicerces fortes. As fundações têm de ser as melhores. E o projeto Rio Ave Futebol Clube assenta nesta base. Há seis anos que permanecemos da principal divisão do futebol profissional português, há seis anos que crescemos gradualmente e nos afirmamos, porque há seis anos temos as nossas contas estáveis e positivas. Não temos dívidas ao Estado, à Segurança Social ou à Banca. Podem ter a certeza, que no panorama atual, somos um caso raro e exemplar. Temos de nos orgulhar profundamente disto.

Hoje, quero também deixar aqui, perante vós, um agradecimento muito especial. Queria mesmo fazer uma homenagem a alguém especial que foi, é e será uma pessoa muito importante para o Rio Ave Futebol Clube. Falo do Engº Mário de Almeida, presidente desta Assembleia Geral.

Quero agradecer ao Engº Mário de Almeida pelo apoio, pela confiança, preocupação, pela sua dedicação, pela sua paixão ao Clube e, claro pela sua amizade. Obrigado Engenheiro.

Deixei para último, não pela ordem de importância, mas para lhe dar o devido destaque, porque o merece.

O sucesso do nosso trabalho deve-se também ao apoio, ao carinho e ao cuidado dos nossos sócios e adeptos. Repito vezes sem conta: Temos uns sócios especiais, somos um Clube especial e privilegiado.

Quantos se podem orgulhar de ter um grupo de sócios que se preocupam tanto e acompanham o Clube? Que o aplaudem mesmo quando o resultado não é o melhor? Que, de madrugada, depois de uma derrota, vão receber-nos ao aeroporto? E que constantemente nos lembram que Acreditam em nós.

O nosso sucesso é também o sucesso deles porque o papel deles é imprescindível para o nosso dia a dia.

Os sócios são a alma do Clube e devem estar sempre com Clube. A eles o meu sincero obrigado.

Agradeço também a todos os elementos diretivos, a todos os colaboradores, funcionários e atletas do Rio Ave Futebol Clube, por mais este ciclo vivido, por mais esta página da nossa história.

Como diz a sabedoria popular: o Caminho faz-se caminhando. Passo a passo.

Vamos continuar a fazê-lo, porque o Rio Ave tem ainda muito para percorrer e eu estou certo que o futuro nos reserva mais motivos de orgulho.

Bem hajam

Viva o Rio Ave FC

António Silva Campos

Presidente do Rio Ave Futebol Clube