Rio Ave de Salto Alto: Carla Quintans

RAFC – Quem é a Carla Quintans?

CQ – Antes de qualquer outra coisa, sou mãe! Sou licenciada em Engenharia Publicitária, tenho 42 anos, a nível profissional trabalho no Gabinete de Imagem da Câmara Municipal de Vila do Conde, há 5 anos, onde gosto muito de trabalhar. Nos tempos livres gosto de viajar, mas de carro. Aliás, de avião só mesmo pelo Rio Ave, que me fez viajar o ano passado até à Madeira. Não sou uma pessoa com muitos hobbies, mas adoro praia e acho que não conseguia viver longe do mar. Por isso, Vila do Conde é a minha cidade de eleição!

 

RAFC – Como surge a ligação ao Desporto e ao Rio Ave?

CQ – A ligação ao desporto surgiu aos 16 anos quando joguei futebol feminino no Grupo Desportivo de Árvore. Enquanto lá estive fomos campeãs do Inter-Freguesias em Futsal e em Futebol de 11.

A ligação ao Rio Ave surgiu com um convite para integrar a Direção de Marketing do Rio Ave, convite que eu aceitei com muito gosto. O Marketing é a minha área de formação e, entendi que fazer Marketing Desportivo ia ser um desafio e, por isso, resolvi aceitar. Até agora não me arrependo em nada.

 

RAFC – Há 3 anos no clube como Diretora para a área de Marketing, que mudanças e que projetos destaca?

CQ – A principal mudança a destacar foi a nova imagem do Rio Ave. Foi um desafio muito giro e que resultou. Outro episódio que me marcou foi a apresentação do plantel na Nau Quinhentista, para mim a melhor dos últimos anos. Não desvalorizando as restantes, mas foi a que me marcou mais, também por ter estado mais envolvida na organização.

Quanto aos projectos, estes vão-se somando, mas há um que ainda gostava de realizar, a criação de uma Mascote do Rio Ave FC!

 

RAFC – Como tem sido a adaptação ao clube nestes três anos?

CQ – Muito boa! A equipa de Direção é boa, gosto muito dos meus colegas e sinto que trabalhamos bem em conjunto. Por isso não houve qualquer problema. Temos profissionalizado as áreas de Marketing e de Comunicação, com bons profissionais, e acredito que isso se nota fora do clube.

 

RAFC – E entende que o futebol ainda é um mundo de homens?

CQ – Sim, ainda é um mundo de homens, sem dúvida. Aliás, nos jogos fora, sinto a ausência de mulheres na Direção de outros clubes. Por oposição, o Rio Ave tem, neste momento, quatro mulheres a integrar os Orgãos Diretivos. Isto é sinal de uma abertura que o Clube manifestou e, não desprezando o trabalho dos homens, acredito ser uma mais valia.

 

RAFC – E o Rio Ave está mais feminino?

CQ – Acho que sim, embora o clube seja maioritariamente composto por homens, existe uma opinião feminina mais representativa! E até já temos uma manifestação real, a criação de uma equipa de futsal feminino.

 

RAFC – Pela primeira vez a área do Marketing tem assento na reunião de Direção, acredita que isto é fruto do trabalho desenvolvido?

CQ – É um privilégio para mim que nos últimos anos o Marketing tenha tido assento nas reuniões de Direcção, tomando assim parte das decisões do Clube. Acredito que esta presença se deva à importância que o Marketing e a Comunicação estão a tomar na vida dos clubes, mas também fruto do trabalho que tem sido desenvolvido nestas áreas.

RAFC – Que momentos marcantes destaca no seu percurso no Rio Ave?

CQ – Além da apresentação do plantel na Nau Quinhentista, vou-me lembrar sempre do primeiro jogo fora de casa em que representei o Rio Ave. Foi a famosa goleada em Paços, onde o Rio Ave venceu por 6-1. A partir daí nunca mais falhei um jogo fora de casa. Aliás, os meus colegas de Direção acham que a minha presença deu sorte e não me deixam falhar um jogo.

RAFC – Como vê o momento atual do Clube?

CQ – O Rio Ave é, no meu entender, um grande clube! Tem vindo a crescer em vários aspectos: desportivo, financeiro, mas também a imagem e a instituição se têm projetado. Com esta Direção nota-se uma outra dimensão do Clube, prova disso é a aquisição do autocarro ou da sede, são momento grandes do clube que mostram um crescimento diário.

RAFC – No Rio Ave há três anos, como projeta o clube daqui a mais três anos?

CQ – Se não melhor, pelo menos igual. Estão a ser criadas as bases para isso.