Rio Ave FC acolhe crianças apoiadas pela Santa Casa

Se dentro de campo nem sempre a sorte nos sorri, fora dele as vitórias rioavistas são de goleada. E são-no porque o Rio Ave FC, com especial incidência a partir de 2015 (criação do projecto Rio Ave Social), não se isenta de cumprir aquele que deve ser sempre um dos seus desígnios: ter uma visão ampla sobre o que o rodeia, estar atento à sociedade civil e dar o seu contributo enquanto embaixador da solidariedade.

Tendo isto como premissa, o Rio Ave FC atendeu aos contactos da Casa da Criança, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, e vai integrar na sua Escola de Futebol, ‘Os Tubas’, 10 crianças apoiadas por aquela instituição, de forma gratuita. A este gesto se associou a Rhythm Foot, distribuidor oficial Nike em Portugal e fornecedor do Rio Ave FC, que permitiu a oferta de 10 kits com vestuário desportivo completo.

A formalização da parceria realizou-se esta segunda-feira, na Sala VIP do estádio do Rio Ave FC, perante a Comunicação Social, e contou com a presença do presidente do Rio Ave FC, António da Silva Campos, do diretor geral do clube, Marco Aurélio Carvalho, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Eng. Arlindo Maia, do director da Casa da Criança, Nuno Carvalho e do responsável da Rhythm Foot – Nike -, José Monteiro. Também presentes estiveram duas das crianças que vão integrar as escolas do Rio Ave FC. Os pequenos Diogo e Adriano receberam os kits das mãos do presidente António da Silva Campos e do responsável da Rhythm Foot, José Monteiro, e não esconderam a emoção do momento, revelando desde já ansiedade para darem os primeiros toques com a camisola rioavista.

É por sorrisos como este que o Rio Ave Social nasceu e o presidente do clube, António da Silva Campos, tomando a palavra, fez questão de o lembrar: “Quando, em 2015, demos este passo importante com a criação do Rio Ave Social tínhamos uma finalidade. Ajudar quem mais precisa. E ao tomarmos a iniciativa de integrar estas dez crianças carenciadas estamos também a ocupar o seu tempo com actividade física, que é muito importante nestas idades”.

A vertente social é, para o Rio Ave FC, uma preocupação assumida desde há muito por António Campos, que sublinhou que o clube “não se vive apenas dentro das quatro linhas pois fora também podemos ajudar e muito quem mais precisa”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Eng. Arlindo Maia, destacou a influência positiva que este gesto do Rio Ave FC terá na vida das crianças apoiadas: “É indiscutível que esta oferta terá uma influência muito grande. É sabido que o desporto facilita o crescimento e a vivência das crianças. Os meninos estão ansiosos e emocionados com esta possibilidade, o futebol mexe com as massas, mexe com a nossa vida, por isso espero que eles usufruam desta oportunidade e que sejam felizes”.

Já por parte da Rhythm Foot, que forneceu os kits oferecidos às crianças, José Monteiro falou à Comunicação Social presente para evocar a importância de contribuirmos todos para o sorriso de uma criança: “O sorriso de uma criança é das coisas mais gratificantes que um ser humano pode ter. Todos nós já fomos crianças, já tivemos sonhos e um dos sonhos das crianças é serem jogadores de futebol. Portanto, ver a alegria das crianças a percorrerem os corredores do estádio, a ansiedade e emoção no olhar ao receberem os kits, é muito gratificante e mais que justifica nos termos associado ao Rio Ave FC neste gesto”.

As dez crianças indicadas pela Casa da Criança de Vila do Conde vão agora começar a jogar futebol nas escolas do Rio Ave FC. Momentos que certamente trarão mais felicidade e, por inerência, mais sorrisos à vida destas crianças. Para o Rio Ave FC poder-se-ia dizer missão cumprida, só que este é um desígnio interminável.