Caros(as) sócios(as),
Celebramos hoje o 85º Aniversário do nosso Rio Ave Futebol Clube.
Para todos nós, que amamos incondicionalmente o nosso emblema, é um dia de grande felicidade. A alegria de sentir o nosso Rio Ave FC pujante, projectado para o futuro, ambicioso, e no lugar que merece, no seio da elite do futebol português.
Hoje é dia de lembrarmos todos aqueles que proporcionaram estes 85 anos, aqueles que directa ou indirectamente deram um contributo pessoal, muitas vezes com a única contrapartida do altruísmo pelo Clube. Todos os que, sacrificando parte das suas vidas, se dedicaram ao Rio Ave FC.
Directores, treinadores, jogadores, colaboradores e sócios. Uma família verde e branca que, hoje, é já impossível quantificar.
Foi na evocação de pessoas como essas que simbolizámos a homenagem que realizámos neste aniversário, à equipa de 1984, que rigorosamente há 40 anos nos levou pela primeira vez ao Jamor, à lendária final da Taça de Portugal.
Os sorrisos e genuína alegria de toda aquela família são memórias que levarei para sempre. A emoção de José Mourinho, recordando o pai Félix e o seu amor ao Rio Ave FC. A eloquência de Duarte Sá, caracterizando a família daquele tempo, o orgulho de José Maria Pinho e do Eng. Mário de Almeida por verem que tudo o que dedicaram ao Clube valeu a pena.
Um dia mágico, que sensibilizou aquele grupo mas essencialmente todos os sócios e quem verdadeiramente gosta do Rio Ave FC.
As comemorações deste 85º Aniversário não se esgotam nestes dias. Ao longo de todo o ano continuaremos sempre a celebrar a vida do nosso emblema, seja no apoio às nossas equipas, do futebol masculino ao futebol feminino, no futebol de formação ao futsal, ou com iniciativas que recordem glórias, feitos e rioavistas de outras eras.
Esta foi uma época dura.
Sinto que a estamos a fechar da melhor maneira.
A nossa equipa principal de futebol tinha esta temporada um conjunto de desafios grande. Eram sabidas as dificuldades com que partimos para este ciclo. Foram conhecidas as barreiras que tivemos de superar no decorrer da época.
A força com que apelei à união de todos, com que trabalhei, juntamente com a minha Direcção, para que houvesse sempre um grande espírito de missão interna, é a mesma força com que hoje abraço cada um dos que, com a sua entrega, proporcionou a permanência na 1ª Liga. Do treinador Luís Freire e sua equipa técnica, a todo o departamento do futebol profissional, médico e demais staff.
Mas uma palavra essencial, justa e merecida, a todos os nossos sócios e adeptos, que à chuva ou ao sol, em Vila do Conde ou a centenas de quilómetros, nunca deixaram a equipa sozinha. Sublinho o papel fundamental da nossa claque, o Grupo 39, na mobilização de pessoas, que quebrou recordes de adesão.
Juntos conseguimos o grande objectivo da temporada.
Mas esta ainda não terminou.
Este espírito de missão colectivo, e de união, tem de se reforçar e perdurar, em todas as nossas equipas e nos grandes objectivos de cada uma delas, as quais tenho feito questão de acompanhar de forma próxima.
O futuro do Rio Ave FC está assegurado. Um novo ciclo se aproxima e com ele a vontade de engrandecer ainda mais o Clube que juntos aprendemos a amar e apoiar.
Parabéns, meu e nosso Rio Ave FC!
Viva o Rio Ave FC!
A Presidente,
Alexandrina Cruz