Projecção: Estoril vs Rio Ave FC (Liga Bwin)

Nova deslocação pelo mapa da 1ª Liga para o Rio Ave FC.

À 3ª jornada do campeonato, os rioavistas têm confronto marcado com o Estoril Praia, na Amoreira.

O Rio Ave FC, de Luís Freire, procura os primeiros pontos depois de perder pela margem mínima com o Vizela e ter somado nova derrota com o Sporting CP. Já o Estoril, que venceu na primeira jornada o Famalicão, em casa, vem de derrota forasteira no terreno do Vitória Sport Clube.

A história dos desafios entre Estoril e Rio Ave FC tem mais de 40 anos. O primeiro jogo entre as duas formações data de 4 de Novembro de 1979, a contar para o Campeonato da 1ª Divisão. Os ‘canarinhos’ venceram por 2-0 uma equipa rioavista liderada então pelo argentino Rúben García.

O primeiro triunfo do Rio Ave FC sobre o Estoril registou-se em 1981, em plena Fase Final da 2ª Divisão. Mário Reis e Camegim marcaram os golos da vitória vilacondense. Era então treinador da ‘turma’ verde e branca o saudoso Félix Mourinho.

Nos encontros realizados no Estádio António Coimbra da Mota, o Rio Ave FC tem sido feliz (9 vitórias contra 3 dos estorilistas), sendo que a última vez que as duas formações se defrontaram para o campeonato, a felicidade foi também dos vilacondenses. Pelé e Francisco Geraldes apontaram os golos do triunfo por 2-0 em 2017/2018.

A 41ª partida entre Estoril e Rio Ave FC inaugura a 3ª ronda da Liga Portugal Bwin 2022/2023 e tem início marcado para as 20h15 desta sexta-feira.

Luís Freire regressa ao banco depois de ter cumprido castigo federativo na deslocação a Alvalade. Vítor Ferreira é o árbitro nomeado para o jogo.