Posição do provedor do adepto sobre o apoio da claque

O Grupo 39, claque organizada da Associação de Adeptos não é, felizmente, a primeira claque da história do Rio Ave FC mas o provedor do adepto pensa não estar errado se afirmar que, nunca como esta época, houve uma claque que fez a diferença, em qualidade e em quantidade.

Uma parte, por pequena que seja, do sucesso desportivo da equipa deve-se ao seu empenho, como efetivo 12º jogador.

Mais satisfatório é verificar que o Grupo 39 é constituído maioritariamente por jovens, de ambos os sexos, o que é sempre um sinal de vitalidade do Clube.

Finalmente, o facto deste Grupo ter aparecido em força quando o Clube se encontrava na segunda divisão é ainda mais merecedor de elogio.

Mas o provedor não pode deixar de lamentar que, nomeadamente nos jogos em casa, a claque dirija insultos a adversários que, por vezes, nem sequer estão em campo.

O provedor lamenta ter de deixar esta nota, mas entende que, com ela, além de respeitar a sua própria consciência, está a representar a esmagadora maioria dos Rioavistas que não se reveem nesse tipo de atitude – e muitos manifestaram-no já de viva-voz na bancada.

O provedor apela a que, na próxima época, o Grupo 39 seja ainda mais vibrante e empenhado no apoio aos jogadores do Rio Ave FC, do primeiro ao último minuto, sem interrupções para maltratar os adversários, até porque não se percebe como é que isso ajuda a nossa equipa a ganhar jogos.

Vila do Conde, 19 de maio de 2022

João Paulo Meneses
Provedor do Adepto do Rio Ave FC