Posição do Provedor – redes sociais

Posição do Provedor do Rio Ave FC relativamente a comentários apagados no Facebook

O Provedor dos adeptos do Rio Ave FC tomou conhecimento, nos últimos dias, de alguns comentários apagados no Facebook oficial do nosso Clube.

Frisando que se limita a ter em conta apenas os exemplos que viu, e que podem não ser todos, o Provedor considera não ver razão para que tenham sido apagados, até porque em nenhum dos casos houve recurso a insultos (com a utilização de palavrões, por exemplo).

Coisa diferente é se esses comentários eram agradáveis ou polidos, mas isso não pode ser, em caso algum, motivo para os censurar.

A liberdade de expressão é um direito de todos os nós, que não pode ser limitada a não ser em casos extremos e bem identificados.

O Provedor contactou a Direção de Comunicação que entende que “um comentário, para ser difamatório, insultuoso ou atentatório da dignidade humana e/ou profissional não se realiza apenas com vernáculo”.

Em tese, o Provedor concorda, mas insiste que não viu nos exemplos divulgados em várias contas do Facebook comentários que se possam considerar difamatórios, insultuosos ou atentatórios da dignidade humana e/ou profissional.

A Direção de Comunicação do Rio Ave FC acrescenta que, “tendo em conta o contexto desportivo que despoleta emoções mais acicatadas, e porque a fase justifica uma tentativa de maior harmonização entre todos, seremos mais compreensivos, no que à análise de comentários diz respeito, apelando, porém, ao provedor, para que sensibilize os adeptos no sentido de terem sempre presente o respeito nas críticas e comentários construtivos que realizam.”

O Provedor aproveita para lembrar à Direção de Comunicação do Rio Ave FC que nem todos os comentários têm de ser construtivos, podendo refletir por exemplo diversos estados de espírito dos adeptos e sócios, sem que isso signifique ser ofensivo.

Vila do Conde, 6 de abril de 2021,

João Paulo Meneses,
Provedor do Adepto do Rio Ave FC