Sub-15: Época de aprendizagem a pensar no futuro

Em mais uma temporada a disputar o Campeonato Nacional de Sub-15 a formação rioavista terminou, a primeira fase, na sexta posição. Um lugar que impediu a equipa vilacondense de se apurar para a fase seguinte da prova. A primeira parte da competição não começou da melhor maneira, duas derrotas diante do FC Porto e FC Paços Ferreira, mas ao terceiro jogo o Rio Ave FC venceu o SC Freamunde. Numa prova onde apenas cada equipa disputou um jogo, entre si, a nossa equipa terminou com 16 pontos, fruto de cinco vitórias e um empate.

Na disputa por um lugar na 1ª Divisão do Campeonato Nacional, da próxima época, o Rio Ave FC terminou na 3ª posição com 43 pontos. Esta fase foi disputada por oito equipas, onde cada formação fez 14 jogos. O Rio Ave FC venceu por oito vezes, empatou três, e perdeu, em outras três. Apenas perdeu, pela primeira vez à 11ª jornada.

Em termos de números a nossa equipa apontou 56 golos, nas duas fases da prova, em 25 jogos.

Após o termo do Campeonato Nacional a formação orientada por Quim Vitorino participou no Torneio IberCup Cascais 2022. Nesta competição, entre equipas de formação, nacional e internacional, a equipa rioavista somou duas vitórias e duas derrotas, em quatro partidas. O Rio Ave FC ficou inserido no Grupo C, juntamente com as equipas do Shelbourne FC (Irlanda), do CF “Os Belenenses” e do AC Cacém. Nos oitavos de final a nossa equipa defrontou o Vitória FC.

Uma época de aprendizagem que certamente irá prosseguir na temporada que se aproxima.

O balanço de Bernardo Cunha à época rioavista:

“Sinto que tanto individual como coletivamente evoluímos bastante, uma aprendizagem que vai servir para os “novos” desafios, já na próxima época. Lutamos até à última jornada pela fase de apuramento de campeão, do Campeonato Nacional. Na fase de manutenção terminamos em 4° lugar, garantindo assim a permanência da equipa na primeira divisão nacional.

Esta época, tornou-se num ano de aprendizagem para o coletivo, pois apesar dos resultados, mantivemo-nos sempre fortes e unidos. Com as adversidades conseguimos crescer e melhorar todos os dias. Também houveram momentos muito positivos: uma grande sequência de jogos sem perder, o jogo contra o FC Paços de Ferreira, que a perder por uma bola ao intervalo, acabámos por vencer por 3-1, e as chamadas de alguns jogadores à Seleção nacional e distrital. Isto só seria possível com uma equipa unida, forte e lutadora. Isso sentiu-se em vários momentos, dentro e fora do relvado.”