Um nobre gesto de Mehdi Taremi

A pandemia que tem afectado todo o Mundo, e que diariamente conhece novas vítimas, tem sido vivida por todos com angústia e preocupação naturais de quem sente alguma incerteza sobre o futuro.

Mas viver estes dias longe dos que amamos torna a experiência ainda mais difícil. É o que acontece com os nossos jogadores estrangeiros que, na impossibilidade de estarem com as suas famílias nos países de origem, sofrem à distância com as notícias do agravamento epidemiológico por todo o Mundo.

Caso de Mehdi Taremi, o nosso avançado iraniano que vê o seu país no top dos mais afectados, já com quase 30 mil casos de infecção e mais de 2 mil mortes confirmadas.

A angústia de quem vive este drama à distância levou-o a ter nobre gesto do qual tivemos conhecimento e que merece ser partilhado.

Mehdi, sensibilizado com as necessidades prementes do combate à pandemia no Irão, iniciou uma campanha de solidariedade para reunir fundos que permitissem levar ajuda necessária à sua cidade natal, Bushehr, bem como às aldeias vizinhas.

Falámos com o avançado sobre este apoio importante na luta contra a covid-19. Mehdi explicou-nos como tem vivido estes últimos dias e porque decidiu ajudar a população da sua cidade natal.

“Este surto da covid-19 pode ser stressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma doença podem ser esmagadores e causar emoções fortes a adultos ou crianças. Saber lidar com este stress tornará as pessoas e a comunidade mais fortes. Deixar de lado as coisas que não podemos controlar, nos tornará mais focados onde realmente podemos fazer a diferença. Tenho tentado concentrar-me no que ainda posso fazer da minha rotina diária ou criar novos hábitos que se adaptem às condições actuais. Sigo as recomendações de treino que me foram dadas para me manter em forma. O auto-isolamento tem sido uma óptima oportunidade também para ver alguns dos meus filmes favoritos, jogar online com amigos ou aprender a cozinhar. E foi nestes dias em casa, e ao acompanhar pelas notícias o que se passava também no Irão, que decidi começar uma campanha há duas semanas, convidando algumas pessoas para se juntarem a mim, no sentido de ajudarmos a aumentar a produção de máscaras nos locais onde mais precisam delas, com o objectivo de combater a pandemia”.

A campanha iniciada e promovida por Mehdi permitiu que estejam já 20 mil máscaras prestes a serem distribuídas em Bushehr, no Irão, sendo outras tantas distribuídas, semanalmente, no próximo mês, perfazendo um total de cerca de 80 mil, conforme nos explicou Taremi.

“Em relação ao apoio prestado, temos já oito espaços de apoio a doentes infectados com o novo coronavírus, devidamente equipados, e que vão estar à disposição da população. Além disso, garantimos a distribuição de vinte mil máscaras de protecção, por semana, durante um mês, em Bushehr, minha cidade natal e aldeias vizinhas”.

A residir em Portugal, longe dos familiares mais chegados, Mehdi Taremi revelou-nos, ainda assim, manter contacto diário com o Irão.

“Mesmo que não possamos estar fisicamente juntos existem sempre as redes sociais. É importante estarmos conectados com a família, mesmo que à distância, e saber como eles estão. Tenho a felicidade de ainda não ter ninguém de família ou amigos infectado com a covid-19. Encontram-se todos já em isolamento em casa. E aconselho que todos, no Mundo, e especialmente aqui em Portugal, onde me encontro, sigam as recomendações das autoridades e se protejam a si e aos outros”.

Um gesto solidário de quem, como nós, combate esta pandemia e se mantém em segurança, em casa, cumprindo recomendações e directrizes de quem por nós luta, diariamente, contra este silencioso inimigo. Bravo Mehdi! Vamos ficar bem!