Na segunda jornada da Liga Portugal SABSEG, o Rio Ave FC deslocou-se a Faro para defrontar o SC Farense. Um jogo que fica marcado pelo mau estado do relvado e pelas elevadas temperaturas que se fazem sentir no Algarve nestes dias. Dificuldades acrescidas para a turma de Luís Freire, que mesmo assim, lutou de forma excepcional para trazer os três pontos para Vila do Conde.
O jogo começou com oportunidades de golo para ambos os lados. Destaque para o remate de Pedro Mendes, aos 11 minutos, a obrigar Defendi a uma defesa apertada após um remate forte e rasteiro do avançado rioavista.
Ao minuto 15 chega a melhor oportunidade do Rio Ave FC na primeira parte. Canto na esquerda para Sávio, que encontra a cabeça de Zé Manuel ao primeiro poste, e que quase batia o guarda-redes do Farense que agarrou a bola mesmo em cima da linha de golo. O SC Farense respondia com algumas tentativas de chegar à baliza de Jhonatan mas sem perigo.
Ao minuto 38 chega o lance mais polémico da partida. Após um livre a favor do Farense, o defesa da formação algarvia bate o livre contra Pedro Mendes, que se encontrava já de costas para o lance, e com isso o árbitro da partida, Tiago Martins, sinaliza a lei da vantagem a favor do Farense dando permissão para continuar o jogo. Na sequência da jogada, um defesa do Farense apanha a bola com a mão dentro da sua área o que causou protestos da equipa rioavista pedindo grande penalidade. Com a confusão no relvado, Tiago Martins, reverte a sua primeira indicação de mandar seguir a partida e assinala falta de Pedro Mendes por, alegadamente, se colocar em frente à bola de forma propositada aquando do livre. Lance polémico que poderia dar a vantagem ao Rio Ave FC antes do intervalo.
Na segunda parte, o SC Farense era mais forte e chega ao golo. Lance pela direita do ataque algarvio que após cruzamento, Jhonatan afasta a bola com os punhos, mas Fabrício Isidoro na entrada da área acabou por colocar a bola dentro da baliza rioavista, aproveitando a saída do guardião brasileiro.
O Rio Ave FC reagiu e foi à procura do empate. Empate esse que chegou ao minuto 54, através de uma arrancada de Gabriel, que beneficiou de um desvio de Gut, que acabou por colocar a bola dentro da baliza do Farense.
Até ao final da partida, o SC Farense teve mais oportunidades mas sem qualquer consequência para a baliza defendida por Jhonatan. De sublinhar a estreia de Fábio Ronaldo que entrou na partida e estreou-se com a camisola principal do Rio Ave FC.
Um empate que não satisfaz a formação de Luís Freire, mas que dadas as condições do relvado e das temperaturas que se fizeram sentir no Algarve, seria difícil fazer melhor. Muita entrega de todos os jogadores que dignificaram a camisola e o símbolo do nosso clube.
Por fim, um agradecimento especial aos cerca de 30 adeptos rioavistas que marcaram presença na partida e que apoiaram a nossa equipa do início ao fim.
FICHA DE JOGO:
Jogo no Estádio do SC Farense, em Faro
Árbitro: Tiago Martins
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Fabrício Isidoro (49’), Gut (A.G. 54’)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Zimbabwé (16’), Pedro Henrique (17’), Fabrício Isidoro (58’), Costinha (61’), Abner (64’), Mancha (68’)
SC Farense 1
Defendi, Gut, Amine, Vasco Lopes, Bura, Fabrício Isidoro, Abner, Elves Baldé, Alex Pinto, Mancha Pedro Henrique.
Substituições: Paollo (59’), Mica (83’);
Suplentes não utilizados: Ricardo Velho, Miguel Bandarra, Henrique, Cláudio Falcão, Loide Augusto, Lucas, Seruca.
Treinador: Jorge Costa
Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Santos, Hugo Gomes, Sávio, Zimbabwe, Guga, Joca, Gabrielzinho, Zé Manuel e Pedro Mendes
Substituições: Zé Manuel por Ukra (44′), Zimbabwe por R. Gonçalves (45) e Pedro Mendes por Aziz (60), Gabriel por Ronan (85) e Joca por Fábio Ronaldo (85).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Ângelo Meneses, Nuno Namora e Leandro.
Treinador: Luís Freire