Coragem rioavista valeu ponto em Alvalade

Na 14ª jornada, ditou o calendário, que Rio Ave FC e Sporting CP se defrontassem em Alvalade. As duas formações vinham de dois dissabores da Taça de Portugal e procuravam regressar às vitórias. No final, um empate a uma bola e divisão de pontos entre as duas equipas.

Pedro Cunha fez quatro alterações no onze inicial em relação ao último jogo frente ao Estoril Praia. Santos voltou ao centro da defesa, Gelson Dala à frente de ataque e promoveu a estreia de Guga na equipa e adiantou Pedro Amaral no terreno, colocando o número 24 no meio campo, à frente de Coentrão.

Numa primeira parte onde o Sporting CP foi melhor, a nossa equipa, mesmo assim, nunca desistiu de procurar a baliza de António Adán, embora sem sucesso. Foi o Sporting que acabou por chegar ao golo, ao minuto 42′, por intermédio de Pedro Gonçalves. Cruzamento na esquerda de Plata, que sofre um desvio em Ivo Pinto e acaba por chegar aos pés de Pedro Gonçalves, que bateu Kieszek. O intervalo chegava e o resultado era de 1-0 para os leões.

Na segunda parte, o Rio Ave FC entrou determinado a mudar o rumo dos acontecimentos e Pedro Cunha fez entrar Gabriel para o lugar de Pedro Amaral. O Rio Ave FC começava a equilibrar-se, com segurança defensiva e sempre com perigo nos homens da frente.

Até que ao minuto 61, o esforço rioavista deu os seus frutos. Geraldes conduz a bola pelo meio e, com um passe fantástico, descobre Carlos Mané na direita que serviu depois de bandeja Gelson Dala, que fez o mais fácil, ao encostar para a baliza do Sporting. Excelente momento ofensivo do Rio Ave FC, que veio premiar a equipa de Pedro Cunha pela exibição que estava a fazer em campo.

O Sporting CP tentou reagir até final, mas o Rio Ave FC apresentou-se muito sólido em termos defensivos. Prova disso, foi o corte de Santos, ao minuto 85, que impediu que Tiago Tomás chegasse com perigo à baliza de Kieszek. Grande exibição do central brasileiro que acabaria eleito “Homem do Jogo Liga NOS”, pela Sport TV.

Empate a uma bola que permite ao Rio Ave FC somar mais um ponto na classificação e subir ao 8º lugar, à condição.

Jogo no Estádio José Alvalade
Árbitro: Hélder Malheiro
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Pedro Gonçalves (42′) e Gelson Dala (61′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Gonzalo Plata (7′), Pedro Amaral (15′), João Mário (24′), Fábio Coentrão (25′), Tarantini (69′), Gabriel (69′), Guga (83′), Tabata (87′) e André Pereira (90+4′)

Sporting CP 1
Adán, Pedro Porro, Eduardo Quaresma, Coates, Borja, Pedro Gonçalves, João Palhinha, João Mário, Gonzalo Plata, Tiago Tomás e Nuno Santos.
Substituições: Tabata por Eduardo Quaresma (73′) e Jovane Cabral por Gonzalo Plata (78′)
Suplentes não utilizados: Maximiano, Antunes, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Pedro Marques, Matheus e João Silva.
Treinador: Rubén Amorim

Rio Ave FC 1
Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Santos, Fábio Coentrão, Tarantini, Guga, Carlos Mané, Pedro Amaral, Francisco Geraldes e Gelson Dala.
Substituições: Gabriel por Pedro Amaral (ao intervalo), Meshino por Francisco Geraldes (70′), Manuel Namora por Carlos Mané (90+1′) e André Pereira por Gelson Dala (90+3)
Suplentes não utilizados: Magrão, Costinha, Nando Pijnaker, Leandro Silva e Diogo Teixeira
Treinador: Pedro Cunha