A caminho da fase de grupos em comunhão com os adeptos

Haverá melhor forma de tornar um domingo assim tão saboroso?! As vitórias têm mesmo esse efeito especial de nos adocicar o dia!

Rumo a Arouca para disputar a 2ª fase da Allianz Cup, o Rio Ave FC seguiu confiante depois de uma semana de trabalho intensa e produtiva. A motivação para conquistar a vitória manteve a equipa focada no objectivo e com ambição de voltar a festejar em grupo.

A turma de Luís Freire viu o Arouca entrar melhor na partida e a conseguir aproximar-se com perigo da sua baliza, mas em pouco tempo os rioavistas mudaram a toada.

Aos 19′, Zé Manuel põe a equipa a levar as mãos à cabeça, quando viram a bola a falhar por um triz a baliza de Victor Braga. O avançado verde e branco seguia isolado mas no momento do remate a bola fugiu-lhe do pé direito e o remate não levou a melhor direcção.

O jogo manteve-se partido até bem perto do intervalo, altura em que as águas começaram a agitar-se.

Aos 39′, de bola parada, Sávio cruzou para a área e Santos voltou a fazer check, marcando a sua presença bem de frente para a baliza e, de cabeça, conseguindo o golo! O Rio Ave FC assegurou a vantagem numa fase crucial do jogo!

O FC Arouca vê Basso a ser expulso por duplo amarelo, aos 42′, e logo no minuto seguinte Zé Manuel voltou à carga, mas a bola ficou nas mãos do guarda-redes adversário.

No segundo tempo, a formação de Armando Evangelista mostrou-se determinada em refazer as contas. Apesar de contar com menos um elemento, bateu-se com vontade de restabelecer a igualdade. Por outro lado, o Rio Ave FC não estava disposto a abdicar da vantagem.

Aos 67′, Ukra faz um cabeceamento, na tentativa de reforçar o marcador… e esteve bem lá perto! O guardião desviou o esférico com a ponta dos dedos.

Apesar do FC Arouca ter conseguido criar algumas situações de perigo, a verdade é que este foi um jogo em que Jhonatan não teve grandes preocupações, mostrando segurança e agilidade nos momentos em que teve de intervir.

Aos 86′, Nuno Namora entrou para o lugar de Sávio e concretizou assim a sua grande estreia pela equipa principal do Rio Ave FC. O defesa é uma aposta da formação rioavista e veste o símbolo da caravela há mais de 9 anos.

Um jogo especial que ficou marcado por muito mais do que uma vitória. Fica marcado pelo regresso dos adeptos aos estádios e o Rio Ave FC também teve direito a este apoio fundamental vindo da bancada. A equipa teve a oportunidade de fazer um agradecimento especial aos que marcaram presença em Arouca, frente a frente, com uma salva de palmas partilhada e merecida para ambos. Apoio que se estendeu a Vila do Conde, onde a equipa voltou a ser recebida em festa pelos adeptos rioavistas, cada vez mais identificados com este grupo de trabalho e com a forma abnegada como a equipa se tem empenhado.

Luís Freire teve ainda a oportunidade de reconhecer a importância das duas vitórias, clarificando que são, sem dúvida, benéficas para todos os jogadores, e para o Clube, que volta à fase de grupos da Allianz Cup, mas salientando também que está bem perto de começar a luta pelo principal objectivo da época: o campeonato começa na próxima semana.

Jogo no Estádio Municipal de Arouca, em Arouca
Árbitro: Miguel Nogueira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Santos (39’).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Vítor Gomes (23′), Hugo Gomes (40′) , Zé Manuel (50′) e Ukra (90+5′). Duplo amarelo a Basso (37′ e 42′).

FC Arouca 0
Victor Braga, Thalez Oleques, Velazquez, Basso, Quaresma, Eugeni, Leandro, Pedro Moreira, Arsénio, André Silva e Bukia.
Substituições: Or Dasa por Arsénio (45′), Joel por Quaresma (63′) e Adílio por Eugeni (73′).
Suplentes não utilizados: Fernando Castro, Luiz Gustavo, Caballero, Aloe e Marco Soares.
Treinador: Armando Evangelista

Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Santos, Hugo Gomes, Sávio, Vítor Gomes, Guga, Joca, Gabrielzinho, Zé Manuel e Pedro Mendes.
Substituições: Zimbabwe por Vitor Gomes (45′), Ukra por Gabrielzinho (63′), Carlos Mané por Zé Manuel (63′), Rúben Gonçalves por Joca (73′) e Nuno Namora por Sávio (86′)
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Ângelo, Ronan e Pantalon.
Treinador: Luís Freire