A melhor forma de terminar um ciclo infernal

Regresso às vitórias da equipa do Rio Ave FC, na Liga Portugal SABSEG.

A formação verde e branca fechou esta segunda-feira, diante do Estrela da Amadora, um verdadeiro ciclo infernal de 8 jogos no espaço de um mês e fê-lo da melhor maneira, vencendo e recolocando-se a apenas dois pontos da liderança da prova.

O triunfo deste final de tarde foi também a ‘reacção positiva’ que Luís Freire havia projectado depois da derrota em Chaves, a única nos últimos oito desafios, mantendo a equipa bem no centro da luta pelos lugares cimeiros.

Para o duelo da 22ª jornada, o treinador rioavista realizou apenas uma alteração, trocando Costinha por Sylla no lado direito da defesa.

O Rio Ave FC entrou bem no jogo, apesar da boa organização defensiva do Estrela, e foi acercando-se da baliza forasteira, até se conseguir adiantar no marcador. À passagem do minuto 34, boa jogada de envolvimento no ataque verde e branco, acabou com Pedro Mendes a ser derrubado, sem margem para dúvidas, por Miguel Lopes. Grande penalidade que Aziz, na conversão, não desperdiçou.

Antes do intervalo, Santos esteve perto de fazer o 2-0, aproveitando um livre de Pedro Amaral para cabecear ligeiramente acima do travessão.

No segundo tempo, a equipa do Estrela da Amadora denotou maior frescura física, atendendo ao calendário mais folgado, e acabou por se apoderar de mais posse de bola. Esteve bem, contudo, o Rio Ave FC, ao controlar os ímpetos dos visitantes e permitindo que Jhonatan acabasse por ter noite descansada e sem sofrer qualquer golo.

Saúda-se a vitória importante a fechar um ciclo de jogos difícil, com os rioavistas bem vivos na luta e a poderem agora, enfim, respirar um pouco e preparar, com maior folga, cada batalha da guerra que ainda resta nesta Liga 2.

Domingo joga-se a ronda 23 entre Feirense e Rio Ave FC, em mais um duelo de candidatos à subida.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Hugo Silva
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Aziz (34)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Miguel Lopes (33), Guga (42), Anthony Correia (60), Pantalon (62), Pedro Amaral (68) e João Graça (80).

Rio Ave FC 1
Jhonatan, Sylla, Pantalon, Santos, Pedro Amaral, Zé Manuel, João Graça, Guga, Gabrielzinho, Aziz e Pedro Mendes
Substituições: Aziz por Ronan (60), Guga por Vítor Gomes (69), Zé Manuel por Ukra (70), Gabrielzinho por Fábio Ronaldo (81) e Sylla por Costinha (81).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Hugo Gomes, Fabrice Olinga e Amine.
Treinador: Luís Freire

Estrela da Amadora 0
Gonçalo Tabuaço, Miguel Lopes, Anthony, André Duarte, Afonso Figueiredo, Sérgio Conceição, Chapi, Mamadou, Diogo Pinto, Salomão e Paulinho
Substituições: Mamadou por Aloísio (58), Salomão por Madson (58), Anthony por Maestro (69), Chapi por Schutte (69) e Paulinho por Xavi (78).
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, Reko, Tiago Melo e Michel.
Treinador: Ricardo Chéu