Coração grande da equipa do Rio Ave FC, esta noite, para lutar contra o que já parecia impossível e inverter um resultado negativo de 0-3 diante de um SC Braga europeu que vive momento de fulgor.
A formação verde e branca entrou muito bem diante dos bracarenses e mandou no jogo até à primeira oportunidade feliz do Braga, aos 11 minutos. Num primeiro lance em que Jhonatan faz defesa monstruosa, o canto que se seguiu acabou por dar em golo de cabeça de Al Musrati, médio líbio ex-Rio Ave FC que respeitou os vilacondenses ao não celebrar.
Um golpe duro na motivação que os rioavistas traziam para o jogo e o Braga aumentou as dificuldades com o 0-2 aos 25 minutos, por Iuri Medeiros, já depois de se ter pedido penálti favorável ao Rio Ave FC. Há contacto impetuoso de Bruno Rodrigues sobre Fábio Ronaldo dentro da área de rigor, a justificar, pelo menos, melhor análise de Luís Godinho com recurso ao VAR.
Antes do intervalo o Rio Ave FC ainda ameaçou a baliza de Matheus mas o remate de Guga sai com menos força do que o camisola 6 pretendia e morreu nas mãos do guardião forasteiro.
As palavras de Luís Freire surtiram efeito ao intervalo e a equipa reencontrou-se com a motivação que trazia no início do encontro.
Aziz testou Matheus com um remate forte, Pedro Amaral viu um cruzamento passar perto da baliza e a pedir o desvio que faltou, e novamente Aziz a visar a baliza mas Bruno Rodrigues a tirar para canto.
O Rio Ave FC estava a pedir golo mas acabou por ser o Braga a marcar. 0-3 para a equipa minhota, a parecer decidir as contas do jogo aos 69 minutos, numa desatenção fatal dos verdes e brancos que permitiu a Ricardo Horta bater Jhonatan.
Os minutos que se seguiram demonstraram um Rio Ave FC de coração partido, com Jhonatan a salvar algumas vezes a equipa e a mantê-la viva no jogo. Tão viva que ressuscitou com toda a força para os últimos 10 minutos, já com o estreante Miguel Baeza em campo.
Boateng mostrou o caminho, estreando-se a marcar esta temporada, aos 81 minutos, Aziz meteu o Braga em sentido aos 87, e não fosse o jogo ter de acabar e o empate parecia prometido.
O Rio Ave FC perde assim depois de três jornadas sem conhecer o sabor da derrota, mantendo os 5 pontos na tabela classificativa. Na próxima jornada desloca-se a Barcelos, para a 7ª jornada do campeonato.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Luís Godinho
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Al Musrati (11), Medeiros (25), Ricardo Horta (69), Boateng (81) e Aziz (87).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Fabiano (67) e João Ferreira (90+1).
Rio Ave FC 2
Jhonatan, Costinha, Pantalon, Santos, Miguel Nóbrega, Pedro Amaral, Amine, Guga, Joca, Fábio Ronaldo e Aziz
Substituições: Costinha por João Ferreira (Intervalo), Pantalon por Paulo Vítor (Intervalo), Joca por Miguel Baeza (62), Fábio Ronaldo por Boateng (62) e Amine por Vitor Gomes (79).
Suplentes não utilizados: Magrão, Patrick William, Ruiz e Ukra.
Treinador: Luís Freire
SC Braga 3
Matheus, Fabiano, Bruno Rodrigues, Tormena, Sequeira, Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta, Vitinha e Banza
Substituições: Vitinha por Alvaro Djaló (59), André Horta por Racic (59), Banza por Abel Ruiz (75), Sequeira por Cristian Borja (83) e Medeiros por Castro (83).
Suplentes não utilizados: Tiago Sá, Rodrigo Gomes, Paulo Oliveira e Diego Lainez.
Treinador: Artur Jorge