Inesquecível. Arrebatador.
O ambiente infernal que os rioavistas, e a já por todos conhecida como ‘Onda Verde’, criaram na recepção ao Casa Pia, claramente foi um pêndulo decisivo no difícil duelo com o então líder do campeonato.
Se dias há em que esta frase faz sentido, este é decisivamente um deles: a vitória foi conquistada por todos, como um só.
O Rio Ave FC, galvanizado por esta avalanche de apoio verde e branco, protagonizou entrada no jogo sublime, esmagando qualquer reacção do adversário e dominando por completo, asfixiando o último reduto contrário até conseguir chegar ao golo.
Ao minuto 4, numa bola que sobra à entrada da área, Vítor Gomes desferiu pontapé canhão para a primeira explosão de alegria em Vila do Conde. Que momento, capitão!
Depois duns primeiros 20/25 minutos de claro domínio rioavista, que poderia até ter ampliado vantagem em algumas ocasiões, destacando-se a de Aziz, isolado, para defesa de Ricardo Batista, e a de Guga com um livre direto ao travessão, o Casa Pia conseguiu finalmente estender-se um pouco no relvado e equilibrar as coisas. Aproximou-se com perigo do empate à meia hora de jogo, com Jhonatan a desviar subtilmente uma assistência perigosa para Godwin.
Em tempo de descanso, o resultado era acertado face ao intenso arranque de partida, mas Luís Freire queria mais controlo do jogo com bola e foi isso que pediu à equipa.
Na segunda parte, cabia ao Casa Pia correr atrás do prejuízo mas, apesar do ter tentado, esteve muito bem o Rio Ave FC a controlar os ímpetos do adversário e a espreitar pontualmente o ataque para tentar fechar as contas do jogo.
Grande oportunidade para Joca fazer o 2-0 após ultrapassar uma mão cheia de adversários. Faltou bater Ricardo Baptista que evitou o golo com defesa apertada com o pé.
Do lado casapiano, os últimos minutos foram de sufoco a tentar chegar à igualdade e a verdade é que protagonizou momento de grande perigo. Jhonatan foi gigante, ao reagir a um remate à barra para depois evitar a recarga de Jota. O mesmo Jhonatan que nos últimos suspiros do Casa Pia, na compensação, tirou uma bola sobre o travessão e se tornou decisivo para segurar a vitória rioavista.
O apito final foi libertador de nova explosão de alegria no Estádio do Rio Ave FC, que teve a melhor assistência da temporada, com mais de três mil pessoas. Um apoio fenomenal que, sem dúvida, galvanizou a equipa para uma exibição vigorosa que devolveu a liderança da Liga Portugal SABSEG e deixou o Rio Ave FC mais próximo do regresso à 1ª Liga, porém, nada está ganho e esta onda verde não pode parar agora.
Faltam agora duas rondas. Na próxima, a equipa de Luís Freire viaja até à Covilhã. Duelo agendado para sábado, às 14 horas.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: João Pinheiro
Ao intervalo: 1-0
Marcador: Vítor Gomes (4)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Gabrielzinho (33), Guga (69), Sávio (70), Jota (84) e Antoine (85).
Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Renato Pantalon, Santos, Sávio, Gabrielzinho, Vítor Gomes, Guga, Joca, Aziz e Pedro Mendes
Substituições: Gabrielzinho por Fábio Ronaldo (65), Aziz por Ronan (79), Joca por Zé Manuel (79), Sávio por Hugo Gomes (87) e Guga por Amine (87).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Sylla, Ukra e João Graça.
Treinador: Luís Freire
Casa Pia 0
Ricardo Baptista, Zach, Vasco Fernandes, Zolotic, Lucas Soares, Leonardo Lelo, Neto, Taira, Jota, Godwin e Antoine
Substituições: Leonardo Lelo por Poloni (77), Lucas Soares por João Vieira (77), Godwin por Sanca (77), Neto por Vitó (81) e Taira por Cuca (84).
Suplentes não utilizados: Lucas Paes, Galo, Kelechi e Hebert.
Treinador: Filipe Martins