Amine num top100 de destaque do Observatório do Futebol

O CIES Football Observatory (Observatório de Futebol) divulga regularmente alguns dados importantes sobre a performance nas principais ligas europeias.

Esta semana publicou um estudo sobre o top100 de jogadores que atuam como médios, de 28 ligas pelo Mundo inteiro, que melhor retêm bola, em situações de alta pressão.

Há apenas 1 jogador da Liga portuguesa nos 10 primeiros e é médio do Rio Ave FC.

Amine está em 8º lugar deste estudo, com 90,3% de sucesso na retenção de bola em situações de jogo com pouco tempo e espaço para pensar, algo que reflecte a performance recente do atleta, uma vez que o estudo tem em conta jogos até 31 de Janeiro de 2024.

Se contarmos apenas com as principais ligas europeias, Amine é o 5º jogador da Europa com melhor performance nesta valência, superado apenas por Rodri Hernández (Manchester City), Frenkie de Jong (Barcelona), Toni Kroos (Real Madrid) e Granit Xhaka (Bayer Leverkusen).

Amine, com 31 anos e nacionalidade franco-marroquina, tem sido um dos jogadores mais utilizados esta temporada, somando já a terceira temporada ao serviço do Rio Ave FC.