Dia de justos sorrisos em Vila do Conde.
2024 começa da melhor maneira para o Rio Ave FC que, em casa, derrotou o Portimonense na 16ª jornada do campeonato.
Os rioavistas procuravam o triunfo já há 5 jornadas (4 empates e 1 derrota), que hoje não fugiu perante uma formação algarvia que não facilitou em nada o desiderato.
O primeiro tempo foi de extremo equilíbrio, explanado no igual número de oportunidades: uma para cada lado. Do lado forasteiro, um remate de Gonçalo Costa levava perigo mas Jhonatan foi ao relvado evitá-lo com uma grande defesa. Para os vilacondenses foi Boateng a testar os reflexos de Vinicius quando Ruiz já se isolava para marcar ao segundo poste.
O intervalo teve o condão que costuma ter e a palestra de Luís Freire (atingiu o jogo 100 pelo Rio Ave FC) resultou por completo.
A formação rioavista entrou mais afoita e chegou à vantagem no primeiro quarto de hora. Fábio Ronaldo lançou um primeiro aviso com um remate que passou perto do travessão e depois foi Ruiz a aproveitar defesa incompleta de Vinicius para meter no coração de área, Costinha assistiu e Boateng finalizou com sucesso.
A resposta dos visitantes deu-se por Luan, mas Jhonatan foi novamente gigante na baliza verde e branca.
O aproximar do apito final e a dança das substituições trouxe boas novas para o Rio Ave FC que viu os seus adeptos festejarem a vitória quando Boateng assistiu Zé Manuel para o 2-0 final. Corria o minuto 89.
Se é justo dizer que o Portimonense mereceria um resultado menos desnivelado, será igualmente necessário admitir que perante o equilíbrio de oportunidades flagrantes venceu merecidamente a equipa mais eficaz.
Com este triunfo, o Rio Ave FC acumula agora 15 pontos, ultrapassando o Portimonense na classificação.
Na próxima jornada, a equipa de Luís Freire vai à Luz defrontar o SL Benfica (domingo, 18h).
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: Luis Godinho
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Boateng (54) e Zé Manuel (89)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Josué (30), Dener (76), Lucas Ventura (78) e Pedrão (82).
Rio Ave FC 2
Jhonatan, Costinha, Josué, Santos, Miguel Nóbrega, Fábio Ronaldo, Amine, Guga, Joca, Boateng e Ruiz.
Substituições: Ruiz por Zé Manuel (70), Joca por Ventura (88), Guga por Patrick William (90+1), Fábio Ronaldo por Frederico Namora (90+1) e Miguel Nóbrega por Lomboto (90+1).
Suplentes não utilizados: Magrão, Hernâni, Pantalon e Ukra.
Treinador: Luís Freire
Portimonense 0
Vinicius, Alemão, Pedrão, Relvas, Guga, Lucas Ventura, Carlinhos, Dener, Gonçalo Costa, Luan e Hélio
Substituições: Gonçalo Costa por Midana (63), Guga por Igor Formiga (80), Luan por Jasper (80), Lucas Ventura por Zinho (85) e Dener por Estrela (85).
Suplentes não utilizados: Nakamura, Ricardo Sousa, Seck e Alcobia.
Treinador: Paulo Sérgio