Ao cair do pano para fazer justiça

Foram quase 20 dias sem competir e, tal como disse Luís Freire na antevisão desta partida, a equipa estava ansiosa por voltar aos relvados. Um regresso marcado pelo triunfo rioavista nesta fase de grupos da Allianz Cup e que coloca o Rio Ave FC com os mesmos pontos do próximo adversário, o Sporting CP. O Rio Ave FC entrou bem na partida, com um remate de Guga de fora da área, aos 7′, mas o médio acabou por ver a bola sair por cima da baliza. Nos minutos que se seguiram, a equipa vilacondense continuou a dominar as tentativas de golo, com novas insistências do número 6 e com Boateng também a tentar a sua sorte. Aos 24′, Chuchu vê cartão vermelho por entrada imprudente sobre Pantalon, num lance que deixou marcas bem visíveis e já partilhadas que demonstram a gravidade da entrada do jogador da equipa da casa. Na segunda metade do jogo, o Rio Ave FC voltou a ser persistente e a dar trabalho a Miguel Silva. Vejamos: aos 49′, Ruiz não conseguiu chegar a tempo para receber o passe de Guga; aos 52′ Paulo Vítor fez um remate enquadrado, à entrada da área, para a defesa do guardião maritimista; aos 55′ remate fortíssimo de Patrick  William, que acabou por embater na barra, com a bola a cair perto da linha de golo; aos 62′ Boateng voltou a aparecer na área para tentar cabecear a bola metida por João Ferreira. Enfim, e por aí adiante. Disse o mister na flash interview, e não há como negar, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. E finalmente furou. Foi preciso esperar pelo último minuto do tempo regulamentar, mas a perseverança e a insistência deste grupo fez valer a pena a espera! Aos 90′, Santos estava no sítio certo para conseguir inaugurar o marcador! Hernâni cobrou o livre, Ruiz dominou e colocou a bola junto à marca de penálti. O nosso xerife não hesitou e deu a vitória que estava a ser procurada desde o  primeiro minuto.

O êxito da equipa foi partilhado com os adeptos que se deslocaram à Madeira e que nunca deixam que a equipa se sinta sem apoio. Um agradecimento especial a eles, que carregam a bandeira do Rio Ave FC seja qual for o destino.

O Rio Ave FC enfrenta novo desafio da Allianz Cup, na próxima quarta-feira, às 20H30, frente ao Sporting CP.

Jogo no Estádio do Marítimo Árbitro: Carlos Macedo Ao intervalo: 0-0 Marcador: Santos (90′) Acção disciplinar: cartão amarelo a Patrick Wlliam (37′), Vítor Gomes (53′), Sonora (57′), Lucho (65′), Zainadine (90+2), Boateng (90+3′) . Cartão vermelho a Chuchu Ramirez (24′) CS Marítimo Madeira 0 Miguel Silva, Vítor Costa, Matheus, Zainadine, Cláudio Wink, Sonora, Rafael Brito, Lucho, Vidigal, Chuchu Ramirez e Pablo Moreno. Substituições: Pablo Moreno por Joel Tagueu (45′), Sonora por Paulinho (60′), Lucho por João Afonso (71′), Rafael Brito por Xadas (90+2′), Cláudio Winck por Liza (90+2′). Suplentes não utilizados: Trmal, Miguel Sousa, Paulinho, China e Leo Andrade. Treinador: João Henriques. Rio Ave FC 1 Jhonatan, Pantalon, Santos, Patrick William, João Ferreira, Guga, Vítor Gomes, Miguel Baeza, Paulo Vítor, Ruiz e Boateng. Substituições: Vítor Gomes por Samaris (57′), Patrick William por Miguel Nóbrega (57′), Miguel Baeza por Fábio Ronaldo (67′), Paulo Vítor por Hernâni (67′) e João Ferreira por André Pereira (83′). Suplentes não utilizados: Magrão, Amine, Ukra e João Graça. Treinador: Luís Freire