Cabeça para a vitória

O vento e a chuva prometiam atrapalhar o jogo da 26ª jornada da Liga Portugal SABSEG, entre o Rio Ave FC e o FC Penafiel mas, na verdade, a fome de vitória dos rioavistas acabou por prevalecer, novamente, e carimbar mais três pontos na cada vez mais intensa luta pela subida.

Na recepção ao Penafiel, Luís Freire operou duas mudanças no onze titular, abrindo espaço a Joca e Vítor Gomes, em detrimento de João Graça (lesionado) e Zé Manuel.

O Rio Ave FC foi quase sempre a equipa mais coesa, organizada e intensa na partida, chegando ao golo aos 25 minutos num cabeceamento certeiro de Pedro Mendes, após cruzamento teleguiado de Pedro Amaral.

Aziz, de cabeça, já antes, tentara visar a baliza de Caio Secco, e o mesmo Pedro Mendes rematou cruzado para ver o esférico rasar o poste direito da baliza forasteira.

Ao intervalo, a vantagem já se ajustava, tendo o Penafiel apenas uma boa oportunidade por Roberto, num desvio que assustou Jhonatan.

Na segunda parte, e pese embora o Penafiel tenha entrado com vontade de chegar ao empate, que poderia ter alcançado por Gonçalo Loureiro, num canto, com um cabeceamento ao lado, a equipa de Luís Freire voltou a demonstrar superioridade, controlando o jogo a seu belo prazer e retirando o perigo da zona de acção de Jhonatan, que acabou por não ter de intervir em toda a partida, além do estritamente necessário.

A expulsão de Simão, aos 66 minutos, por falta grosseira, deixou o Penafiel em maiores dificuldades e contribuiu para um maior desequilíbrio na contenda, algo que ganhou expressão aos 79 minutos quando Ronan, de cabeça, matou o jogo, dando novamente o melhor seguimento aos cruzamentos mortíferos de Pedro Amaral.

Vitória sem contestação do Rio Ave FC, mais afoito, determinado, pragmático e eficaz, que assim soma a sua terceira vitória consecutiva e o quinto encontro sem perder no campeonato, segurando o 2º lugar e pressionando o líder Casa Pia.

Nota para o nosso público que, mesmo desafiando a chuva, frio e vento, manifestou sempre grande apoio à equipa, testemunhando, também, as múltiplas acções levadas hoje a cabo pelo Rio Ave FC, na evocação da guerra na Ucrânia e o apelo ao fim da mesma, lembrando os muitos inocentes que todos os dias sofrem com a mesma. As equipas entraram com t-shirts alusivas à campanha #ProtectUkrainianSky, acompanhados de crianças ucranianas que tiraram depois a foto de equipa com os jogadores do Rio Ave FC. Rioavistas que, nas camisolas, tinham os seus nomes escritos em ucraniano. As mesmas serão vendidas para que o valor angariado reverta para a aquisição de bens de primeira necessidade a serem enviados para a Ucrânia.

Na próxima jornada, os rioavistas visitam o Académico de Viseu, em Aveiro, sexta-feira.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Árbitro: João Gonçalves
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Pedro Mendes (25) e Ronan (79)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Zé Manuel (90) e Robinho (90). Cartão vermelho directo a Simão (66).

Rio Ave FC 2
Jhonatan, Costinha, Renato Pantalon, Santos, Pedro Amaral, Fabrice Olinga, Vítor Gomes, Guga, Joca, Pedro Mendes e Aziz
Substituições: Joca por Zé Manuel (68), Fabrice Olinga por Fábio Ronaldo (68), Vítor Gomes por Ronan (76), Aziz por Amine (76) e Pedro Mendes por Ukra (81).
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Hugo Gomes, Sylla e Sávio.
Treinador: Luís Freire

FC Penafiel 0
Caio Secco, Gonçalo Loureiro, Leandro, Silvério, Vitinha, Zé Valente, João Amorim, Simão, Édi Semedo, Roberto e Feliz
Substituições: Vitinha por Ronaldo (63), Zé Valente por Edson Farias (63), Roberto por Vasco Braga (68), João Amorim por Bruno César (74), Feliz por Robinho (74).
Suplentes não utilizados: Filipe, Lucas, Ruca e Rui Pedro.
Treinador: Filó