Contra o abuso digital no Dia da Mulher

Assinalamos hoje, 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher. E fazemo-lo associando-nos a uma luta recente mas premente e necessária, dos movimentos #nãopartilhes e #cortaacorrente.

Estes movimentos, que se têm manifestado através das redes sociais, lutam pela sensibilização da população para um problema crescente e que atinge, sobretudo, mulheres. Falamos da partilha de conteúdos íntimos não autorizados através das redes sociais e/ou plataformas de contacto, uma forma de violência sexual e psicológica inadmissível e inaceitável.

Por forma a combaterem este abuso da condição humana, os movimentos #nãopartilhes e #cortaacorrente, entre outras individualidades que se foram associando ao manifesto, propõem, através de petição pública, a criminalização destes actos, algo que ainda não é previsto na lei.

O Rio Ave FC, através do seu projecto ‘Rio Ave Social’, associou-se a esta luta como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher, levando a cabo um conjunto de acções.

No passado sábado, o treinador da equipa principal, Miguel Cardoso, deu a cara pela campanha em plena conferência de imprensa de antevisão ao jogo da 22ª jornada da Liga NOS, frente ao SC Farense, chamando à atenção para a questão num momento mediático.

Já ontem, antes do jogo supracitado, as equipas do Rio Ave FC e do SC Farense, que nobremente se associou à campanha, entraram com t-shirts alusivas ao movimento, onde se destacava a hashtag #nãopartilhes. Tiraram ainda uma fotografia conjunta, revelando ímpar solidariedade para com as vítimas deste tipo de abuso e extraordinário fair-play na hora de uma causa comum.

Por fim, hoje, lançamos vídeo da campanha com a participação especial de Guga, jogador do plantel principal, e temos Fábio Coentrão, Pelé, Júnio Rocha e Jambor a darem a cara pelo movimento.

Estamos juntos contra a partilha deste tipo de conteúdos e contra o abuso que significa perante milhares de pessoas e, sobretudo, mulheres.

Participação do treinador Miguel Cardoso na campanha:


Ativação da campanha no jogo Rio Ave FC vs SC Farense, da Liga NOS:

Rostos rioavistas pela campanha:

Vídeo da campanha com a participação do atleta profissional Guga: