Derrota em Paços pede resposta à altura na última jornada

O Rio Ave FC rumou até à cidade de Paços de Ferreira para disputar a penúltima jornada, num jogo atípico, uma vez que o adversário já estava ciente que vencer a partida não ia impedir a descida à segunda divisão. Ainda assim, as equipas encararam a partida com seriedade, honrando o espírito competitivo que tanto caracteriza o futebol.

A equipa da casa surpreendeu o Rio Ave FC com um golo bastante prematuro, ainda antes do relógio bater no primeiro minuto, apontado por Nigel Thomas. A resposta foi rápida e eficaz. Aos 3′, após cruzamento de Costinha, Patrick William não desperdiçou e colocou a bola no fundo das redes de Marafona.

Depois de garantido o empate, a formação vilacondense esteve por cima do jogo até ao intervalo, com Santos e Costinha a testarem a atenção do guardião pacense. Hernâni também tentou alargar o resultado rioavista, mas viu uma das bolas passar ao lado, e já em cima do tempo de descanso, outra a passar por cima da baliza.

No segundo tempo, aos 48′, infelicidade de Santos, que tentou cortar o remate de Gaitán, mas acabou por ver a bola entrar na baliza de Magrão.

Aos 60′, Costinha volta a estar próximo do festejo mas viu o seu remate ser desviado pelas pontas das luvas de Marafona. Um minuto depois, o Paços de Ferreira responde com golo de Nigel, que acaba por ser invalidado por fora de jogo.

Recém entrado na partida, aos 75′, Fábio Ronaldo esteve perto de alcançar novamente a igualdade no marcador, mas o seu remate foi travado pelo guardião da casa.

A aproximar-se o fim do tempo regulamentar, lance polémico a envolver uma falta clara sobre Guga, que não foi considerada, e penálti marcado a favor dos castores no seguimento da mesma jogada, depois de Costinha ter colocado as mãos nas costas de Tiago Ribeiro. Foi Alexandre Guedes quem cobrou e marcou o golo da vantagem adversária.

De salientar a estreia de Jorge Karseladze, uma das jovens apostas da formação do Rio Ave FC, que entrou bem no jogo e deixou uma ótima impressão com um livre bem cobrado, em que vê a bola bater na trave.

O jovem de 18 anos falou na flash interview e salientou que: “É um enorme orgulho estrear-me por este enorme clube. Estou neste clube há mais de 9 anos e só tenho de agradecer ao mister e a toda a direção por terem acreditado em mim. Estou um bocado irritado pela minha bola não ter entrado porque podíamos ainda ter lutado pelo jogo, mas é levantar a cabeça porque queremos terminar o campeonato da melhor maneira em casa, frente ao FC Famalicão. Dar também os parabéns ao Marafona, que não foi por acaso que foi eleito o Homem do Jogo”.

Luís Freire também falou de forma determinada no fim do jogo, esclarecendo que “mais do que falar é preciso responder no próximo jogo. Os jogadores fizeram um campeonato muito bom, para depois estarmos a fazer estes jogos sem estar com a mentalidade certa para competir. Não ganhando, não estamos estamos satisfeitos. Queremos ganhar no próximo jogo em casa e acabar bem o campeonato junto dos nossos adeptos”, frisou.

Jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira
Árbitro: Hélder Malheiro
Ao intervalo: 1-1
Marcador: Nigel Thomas (1′), Patrick William (3′), Aderllan Santos (a.g. 48′), Alexandre Guedes (g.p. 85′)
Acção disciplinar: Pantalon (42′), Holsgrove (50′), André Pereira (79′), Costinha (81′), Rui Pires (90′), Ribeiro (90+6′)

Paços de Ferreira 3
Marafona, Delgado, Lima, Maracás, Antunes, Rui Pires, Holsgrove, Uilton, Gaitán, Thomas e Adrian Butzke.
Substituições: Uilton por Hernâni (4′), Hernâni por Mauro Couto (46′), Adrían Butzke por Alexandre Guedes (46′), Nigel Thomas por Jorge Silva, Gaitán por Tiago Ribeiro (79′).
Suplentes não utilizados: Vekic, Jorge Silva, Luiz Carlos, Ferigra e João Vigário.
Treinador: César Peixoto

Rio Ave FC 1
Magrão, Patrick William, Aderlan Santos, Pantalon, Costinha, Vítor Gomes, Guga, Paulo Vítor, Miguel Baeza, Ruiz e Hernâni.
Substituições: Hernâni por Boateng (46′), Miguel Baeza por André Pereira (67′), Paulo Vítor por Fábio Ronaldo (67′), Vítor Gomes por Amine (76′), Pantalon por Jorge Karseladze (85′)
Suplentes não utilizados: Jhonatan, Ventura, Sávio e Ukra.
Treinador: Luís Freire