Final de tarde chuvoso em Guimarães, com o Rio Ave FC a conseguir alcançar o quarto jogo sem perder na Liga Portugal bwin.
Se por um lado este foi um jogo sem golos para festejar, por outro é de salientar a importância de mais um ponto no percurso rioavista.
O Rio Ave FC entrou bem na partida, a conseguir pressionar o Vitória SC e durante os primeiros 20 minutos foi conseguindo chegar à área vimaranense. Claro que para dançar o tango são precisos dois e a equipa da casa não estava disposta a ver a formação vilacondense a estrear o marcador, por isso reajustou-se e conseguiu aumentar a pressão.
Aos 23′, Jhonatan brilhou com uma defesa fulcral e que viria a ser de extrema importância para o resultado final.
Até ao intervalo as equipas jogaram uma partida equilibrada, sem grandes oportunidades para nenhum dos lados.
Na segunda metade, o jogo foi mais aguerrido, com disputas de bola mais acesas e com as equipas a mostrarem alguma ansiedade para marcar.
Luís Freire explicou que depois do intervalo o objectivo passou por ir “tentando refrescar a equipa para nos mantermos sempre competitivos e foi isso que conseguimos fazer até ao final do jogo”. Apesar do grupo não ter conseguido “aproveitar da melhor maneira os contra-ataques, que podiam levar a situações ainda mais perigosas”, a verdade é que também “concedemos pouco ao Vitória SC em termos de oportunidades de golo”, reflectiu.
O treinador salientou ainda que “os jogadores esforçaram-se muito para conquistar este ponto – e claro que queríamos os três – mas é mais um ponto importante na nossa caminhada”.
Jhonatan foi eleito pela SportTV o Homem do Jogo e ao receber o prémio não perdeu a oportunidade para refletir sobre uma fase difícil da sua carreira e salientar que individualmente este era um prémio importante para si, demonstrando que estas duas épocas de caravela ao peito lhe devolveram a confiança e a crença de que ainda tem muito para dar ao futebol.
Mais uma vez, os nossos adeptos não se deixam intimidar facilmente e mesmo com condições meteorológicas que apelariam à vontade de ficar em casa, marcaram presença no Estádio D. Afonso Henriques e aplaudiram a equipa no final do encontro.
A equipa volta a jogar no dia 14 de Janeiro, às 18H00, em Vila do Conde, frente ao Paços de Ferreira.
Jogo no Estádio Dom Afonso Henriques
Árbitro: André Narciso
Ao intervalo: 0-0
Acção disciplinar: cartão amarelo a Ruiz (43′), Pantalon (50′), Amaro (52′), Maga (56′), Ibrahima Bamba (90+3′)
Vitória SC 0
Bruno Varela, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Hélder Sá, Tiago Silva, Jota, Amaro, André Silva, André André, Ibrahima Bamba, Johnston.
Substituições: André André por Dani Silva (64′), Johnston por Nélson da Luz (64′), Jota Silva por Anderson (73′), Tiago Silva por Janvier (87′)
Suplentes não utilizados: Celton Biai, Lameiras, Safira, Ryoya e Jorge Fernandes.
Treinador: Moreno
Rio Ave FC 0
Jhonatan, Patrick William, Guga, Ruiz, Baeza, Costinha, Boateng, Samaris, Santos, Pantalon e Paulo Vítor.
Substituições: Ruiz por André Pereira (70′), Baeza por Hernâni (70′), Samaris por Vítor Gomes (70′), Patrick William por João Graça (80′), Guga por Josué (81′).
Suplentes não utilizados: Magrão, Amine, Pedro Amaral e Fábio Ronaldo.
Treinador: Luís Freire