Futebol volta a ter os seus adeptos

É um momento aguardado com enorme expectativa há mais de um ano mas parece, finalmente, estar prestes a acontecer.

Os adeptos vão regressar aos estádios já a partir de 1 de Agosto e até já há no horizonte uma data para se voltarem a encher recintos desportivos, como até Março de 2020.

O Primeiro-Ministro, António Costa, após reunião de Conselho de Ministros de ontem, comunicou as novas medidas do desconfinamento e deu conta do tão ansiado regresso do público aos estádios.

O mesmo será feito com naturais medidas de contingência, respeitando as orientações da Direcção Geral da Saúde, mas permitirá um total de 33% da lotação de cada recinto (no horizonte fica o mês de Outubro, como aquele em que deverá ser possível voltar a encher os estádios).

O pontapé de saída será dado já este domingo, em todos os jogos da 2ª Fase da Allianz Cup, numa ‘jornada’ que é já conhecida como a ‘jornada dos adeptos’, tão marcante se torna esta data.

Regras de acesso

Para poder, a partir de 1 de Agosto, voltar a ver futebol ao vivo, saiba que há uma série de cuidados e procedimentos a ter em conta, desde logo, a necessária apresentação de certificado digital válido (vacinação completa há mais de 14 dias, teste PCR negativo ou teste antigénio negativo), aquando da entrada no recinto, não ter temperatura corporal acima dos 38 graus e utilizar sempre a indispensável máscara facial.

Além disto, os lugares nas bancadas estarão devidamente assinalados para que se respeite o distanciamento social.

Relativamente ao jogo do Rio Ave FC, em Arouca, este domingo, existe a expectativa que os nossos adeptos possam, também, e na condição de visitantes, usufruir desta possibilidade, divulgando-se mais informações logo que seja possível.

Certo é que, a 1ª jornada da Liga 2, marcará o regresso dos adeptos rioavistas ao Estádio do Rio Ave FC, na partida diante da Académica de Coimbra. Questões relacionadas com a bilhética deste encontro serão, também, divulgadas oportunamente.

O futebol é dos adeptos, pelo que finalmente voltará a fazer sentido todo este desporto que nos apaixona e fascina. Foram 16 meses de grande agonia mas que Agosto represente mesmo o retomar de uma normalidade que há muito ansiávamos.