Menu

Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Rua Dom Sancho I
4480-876 Vila do Conde

Telefone Geral
252 640 590

Rio Ave Store Estádio
Morada:
Rua D.Sancho I – Estádio do Rio Ave Futebol Clube
Horário:
9h30 às 12h30 e das 15h às 19h (terça feira a sexta feira)
10h à 13h e das 15h às 18h30 (sábado)

E-mail:
[email protected]

Maioria expressiva dos sócios aprova a SAD

“Hoje é provavelmente um dos dias mais importantes da vida do nosso Rio Ave FC”.

As palavras são de Alexandrina Cruz, Presidente da Direção, no início da Assembleia Geral Extraordinária que este domingo se realizou no Teatro Municipal de Vila do Conde, perante praticamente 600 associados.

O mote dado pela Presidente foi, indubitavelmente, acompanhado pelos sócios ao longo de quase quatro horas de discussão e esclarecimentos, que transformaram este momento num dos mais relevantes desde a fundação do Clube.

Dirigindo-se à plateia, Alexandrina Cruz contextualizou a situação financeira do Rio Ave FC e as razões desta convocatória extraordinária, elencando os fatores que a transformam como decisiva para o futuro do Clube.

“O futebol evoluiu e mudou a sua filosofia e o seu centro de ação. O futebol é muita paixão, mas é também um complexo mundo empresarial de negócios. E não acompanhar essa evolução, não continuar a querer crescer e a ter condições para o fazer, é aceitar a derrota e ficar irremediavelmente para trás […] A descida de divisão e o caso Olinga arrastou-nos para uma crise profunda. São mais de 13 milhões de passivo. São ordenados em atraso. É a vida de muitas famílias que está em causa. É a situação frágil perante fornecedores que não vêem pagos os serviços prestados. É os compromissos com o Estado que vemos que não vamos conseguir cumprir. Não pensem que isto é uma dramatização, muitos acharam que eu era dramática, mas é a realidade. Temos a responsabilidade para com mais de 600 crianças e jovens na nossa formação. O Rio Ave FC está numa situação muito difícil”.

Apontando vários casos de sucesso, Alexandrina Cruz sublinhou qual o caminho que entende que o Rio Ave FC deve seguir, na mesma linha de vários clubes em Portugal que são hoje mais fortes com as parcerias de sucesso que firmaram.

“O panorama à nossa volta evoluiu e todos temos de ter noção disso. Acham que foi por acaso que outros clubes começaram a ser mais competitivos, a melhorarem as suas condições, a estruturarem-se na organização e a ter resultados iguais aos que nós já tivemos? É uma evidência que quase todos os clubes da 1ª e 2ª Liga procuraram modelos de investimento exterior. São exemplos: SC Braga, Famalicão, Estoril, Vizela, Portimonense, Farense, GD Chaves, etc. Está desvirtuada a história destes clubes? Os sócios não têm orgulho no Clube? Estão ou não estes clubes mais perto do sucesso do que nós? Caros sócios, de coração aberto, se não considerasse esta proposta muito positiva, válida e capaz de fazer voltar a colocar o nosso Rio Ave FC no caminho do sucesso não vinha aqui apresentá-la. Não tenho plano B. Assumi a minha candidatura com a coragem e a convicção que conseguiria encontrar uma solução para o Rio Ave FC. E consegui. Uma boa solução. Convictamente penso que é uma excelente solução para o Rio Ave FC”.

Introduzindo a proposta de investimento escolhida pela Direção, de entre todas as recebidas ao longo destes meses, a Presidente detalhou a mesma após anunciar o nome de Evangelos Marinakis.

O empresário, de nacionalidade grega, tem forte investimento feito no futebol internacional, nomeadamente no Olympiacos (Grécia) e no Nottingham Forest (Inglaterra), com provas dadas e muitos títulos conquistados, tendo-se notabilizado ainda na indústria naval e nos media.

É o rosto de competência e excelência na gestão desportiva que encabeça esta proposta, e que Alexandrina Cruz explicou pretender 80% do capital duma futura SAD do Rio Ave FC. Para tal, Evangelos Marinakis garante o equilíbrio financeiro do Clube no imediato, com a liquidação de dívidas e abate do passivo, além do investimento na equipa principal já em janeiro, no mercado de transferências. Além disso, as melhorias infraestruturais do Estádio do Rio Ave FC serão uma prioridade a breve prazo, bem como a contínua evolução e crescimento da Academia do Clube.

Ficará garantido um investimento de 20,5 milhões de euros até Junho de 2024, estando depois o investidor fortemente comprometido a dar continuidade à política de crescimento e afirmação do Rio Ave FC, como seu principal acionista.

Em cima da mesa está um forte interesse deste parceiro em fazer crescer o Rio Ave FC em todos os domínios, mantendo, contudo, os princípios e valores basilares que norteiam a identidade do Clube junto dos seus associados, algo de que a Direção nunca prescindirá.

Ouvida a apresentação da proposta trazida à Assembleia pela Presidente Alexandrina Cruz, os sócios expuseram um conjunto de dúvidas e preocupações legítimas em torno, sobretudo, das condições de salvaguarda do Clube, em particular quanto à sua posição na SAD, direitos de preferência ou património.

Num momento tão decisivo quanto este, as dúvidas são muitas, legítimas e naturais, tendo Alexandrina Cruz procurado dissipa-las ao máximo, e sobretudo descansando os associados relativamente ao acordo a celebrar com o investidor e às garantias de salvaguarda para o Rio Ave FC.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Amândio Couteiro, procedeu então ao início do período de votação, onde se enaltece a vontade expressa dos associados para a transformação da Rio Ave SDUQ em SAD, além da aceitação da proposta do investidor Evangelos Marinakis e da autorização para a Direção concluir o processo negocial.

Dos 596 sócios presentes, 555 votaram favoravelmente, contra 20 abstenções e 21 votos contra.

Seguidamente, e a propósito da transmissão de capital para a nova SAD, 466 sócios votaram a favor, 28 abstiveram-se e 66 votaram contra.

Por fim, e a propósito da atribuição de mandato à Direção para adotar todos os atos necessários relativamente a essa transmissão de capital, 468 sócios votaram a favor, 27 abstiveram-se e 60 votaram contra.

A Direção está assim legitimada a dar início às démarches necessárias para constituir a Rio Ave FC SAD e concluir o acordo com o investidor Evangelos Marinakis, para tão breve quanto possível se abrir um novo ciclo que permita continuar a engrandecer o Rio Ave FC, e dotá-lo de todas as condições de excelência para a obtenção do sucesso desportivo.