Mais um passo entre os poucos que faltam

O Rio Ave FC soma a quarta vitória consecutiva e sobe, à condição, para o topo da tabela classificativa da Liga Portugal SABSEG.

Ambas as equipas entraram em campo para disputar a 27ª jornada, mas hoje saltou à vista uma particularidade. Todos os jogadores entraram em campo com duas riscas na cara, simbolizando o sinal de “igual”. Esta ação simbólica está inserida na campanha da Liga Portugal, “Racismo Não”, que apela a todos que a luta contra o racismo não desvaneça e se mantenha na ordem do dia, porque afinal, somos todos iguais.

Nos primeiros minutos da partida, as equipas estudaram o adversário e tentaram impôr o seu jogo. As oportunidades não foram abundantes, mais ainda assim o Rio Ave FC conseguiu ser superior, com mais posse de bola e a ser protagonista dos lances mais perigosos. Aos 21′ Guga deixou Gril em alerta, com remate de longa distância. Aos 29′ Joca tem nos pés uma grande hipótese de marcar, mas a bola vai à barra e rasa no poste. Pedro Mendes ainda tenta a recarga, mas a bola acaba por sair.

Os adeptos do Rio Ave FC fizeram-se ouvir os 90 minutos, e inclusivamente fizeram questão de, ao intervalo, migrarem para o lado atacante da equipa! Imagem memorável.

Ao som dos cânticos rioavistas, arrancou o segundo tempo. A turma de Vila do Conde entrou mais confiante e conseguiu estabelecer o seu domínio no jogo.

Aos 56′, Aziz inaugurou o marcador! O avançado do Rio Ave FC aproveitou o corte incompleto do defesa do Académico, após cruzamento de Costinha, o que permitiu ao número 81 finalizar de cabeça para o fundo das redes da equipa da casa.

Aziz alcança assim o seu 9º golo na Liga Portugal SABSEG, igualando assim o registo de Pedro Mendes. Olhando para os números de todas as competições, o ganês tem 13 golos marcados ao serviço do Rio Ave FC.

Pouco tempo depois, Guga voltou a tentou a sua sorte para, desta vez, aumentar a vantagem vilacondense, mas acaba por ver a bola bater no poste!

Até ao apito final os verdes e brancos foram controlando a partida e conseguiram anular as tentativas do Académico de Viseu em chegar ao empate.

Luís Freire salientou que este foi um jogo bem disputado, com duas equipas a procurar a baliza, mas com o Rio Ave FC a conseguir chegar com mais critério. ” Fomos a equipa que procurou mais, criou mais e que queria mais. A vitória é justa, mais do que justa. Esta vitória não foi sorte, foi o resultado de muito trabalho dos nossos jogadores”, atirou o treinador do Rio Ave FC.

Na próxima jornada, a equipa joga em casa, frente ao CD Trofense, no início de Abril, com hora e data a definir.

Jogo no Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: Vítor Ferreira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Aziz (56′)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Vitor Gomes (5′), André Claro (41′), Mesquita (51′) e Daniel Nußbaumer (84′)

Académico Viseu FC 0
Gril, Mesquita, Pedro Monteiro, Nuno Tomás, Igor Milioransa, Pana, Famana Quizera, Renteria, João Vasco, André Claro, Paul Ayongo
Substituições: Yuri Araujo por André Claro (63′), Daniel Nußbaumer por Famana Quizera (69′), Fernando Ferreira por Renteria (69′), Adilio por João Vasco (69′), Romy Silva por Nuno Tomás (85′)
Suplentes não utilizados: Janota, Rafa, Bandeira e Sena.
Treinador: Pedro Ribeiro

Rio Ave FC 1
Jhonatan, Costinha, Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Joca, Guga, Vítor Gomes, Fabrice Olinga, Pedro Mendes e Aziz.
Substituições: Gabrielzinho por Olinga (60′), Aziz Ronan (66′), Amine por Vitor Gomes (67′), Zé Manuel por Joca (79′), João Graça por Guga (79′)
Suplentes não utilizados: Leo Vieira, Hugo Gomes, Alhassane e Ukra.
Treinador: Luís Freire